A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) realizará, nos dias 13 e 14 de junho de 2016, o seu V Fórum de Diretores das Escolas Católicas. O evento acontecerá no Colégio Salesiano Dom Bosco (avenida Paralela) e tem como principal objetivo promover o debate e a troca de experiências entre os gestores, de modo especial no que diz respeito ao cenário atual da educação.
O tema central do Fórum este ano é “Estatuto do Deficiente – desafios jurídicos e pedagógicos para a gestão da escola católica”, que deve aprofundar as discussões acerca da Lei 13.146/2015. No evento serão realizadas palestras, mesas redondas, grupos de discussão e sessões de apresentação de Cases. Os Cases poderão ser oferecidos por qualquer profissional do ensino vinculado às associadas da ANEC.
No primeiro dia do evento (13), o padre Maurício Ferreira, reitor da Universidade Católica do Salvador (UCSal) presidirá a Missa, que terá início às 8h. A primeira palestra deste dia abordará o tema “Dilemas e Desafios da Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (LBI), às 11h, e será ministrada pela Dra. Anna Gilda Dianin e pelo Dr. Arthur Emílio Dianin.
A partir das 14h30 acontecerão apresentações dos cases “Centro de Inclusão Escolar da pessoa com necessidades especiais: relatos de uma prática inicial”, do Colégio Nossa Senhora Medianeira, de Curitiba (Paraná) e “Ações, implicações e desafios na prática da inclusão” , do Colégio Nossa Senhora das Neves. O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, visitará o local do encontro às 15h30.
Os cases “Gestão de Pessoas como instrumento estratégico na captação e inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, do Colégio Antônio Vieira, Salvador e “Tecnologia a serviço da Inclusão”, do Colégio Salesiano Santa Rosa, Niterói (Rio de Janeiro) serão apresentados a partir das 16h30.
Já no dia 14, às 8h30, os participantes contarão com a palestra “Educação inclusiva: trajetória e perspectiva em âmbito pedagógico”, conduzida pela professora Giselli de Fátima Padilha Hummelgen; e, às 10h30, com a palestra “Educação inclusiva: uma escola para todos é possível”, com a professora Olga Cristina Rocha de Freitas.
Dois novos cases serão apresentados a partir das 14h: “Diga não ao Bullying, respeito: eu apoio essa ideia”, do Colégio Cristo Rei, e “Aprendizagem na Inclusão: Estudos de casos no Colégio Consolata”, do Colégio Consolata. Às 16h haverá a mesa de encerramento, seguida de uma apresentação cultural às 16h30.



por