Cardeal Dom Sergio da Rocha
Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil
No dia 07 de setembro, na praça de São Pedro lotada, no Vaticano, ocorreu uma celebração muito especial, a canonização de dois jovens italianos, Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, pelo Papa Leão XIV. Os pais e os dois irmãos de Carlo Acutis estiveram presentes, mostrando que se trata de alguém que viveu em nosso tempo. Ele morreu em Monza, na Itália, em 12 de outubro de 2006, tendo nascido em Londres, de família italiana, em 03 de maio de 1991. Portanto, faleceu ainda adolescente, com 15 anos. Pier Giorgio Frascati, um jovem do século XX, nasceu em Turim, dia 06 de maio de 1901, e lá faleceu em 04 de julho de 1925, com 25 anos.
O primeiro milagre atribuído a São Carlo Acutis, que permitiu a sua beatificação, ocorreu no Brasil, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a cura de um menino com uma grave enfermidade congênita no pâncreas. Contudo, o reconhecimento do milagre é parte de um rigoroso processo para verificar a santidade vivida no dia a dia. Antes da verificação do milagre, importa verificar como foi vivido o Evangelho, pois a santidade não é apenas para o interior dos templos ou para ocasiões especiais. Há ideias equivocadas a respeito dos santos. Antes de estarem no céu e nos altares, eles estiveram caminhando neste mundo, em meio a alegrias e dores, compartilhando amizades e tarefas. Eles viveram da fé e do amor nas casas, em suas famílias, nas igrejas, nos lugares de esporte e lazer; nas ruas, como fez Pier Giorgio Frassati, saindo ao encontro dos pobres e sofredores; no ambiente digital, como ocorreu com Carlo Acutis, que atuou na internet, criando vídeos sobre milagres eucarísticos e aparições marianas. Eles mostram que a santidade é possível para pessoas das várias idades e condições, também com tênis e calça jeans.
Na internet, encontram-se fotos ou vídeos de Carlo Acutis revelando um garoto alegre, sereno e amigo de todos. Ele é um exemplo para os influenciadores digitais e para os internautas, servindo de estímulo para uma rede mundial tecida de fraternidade e de paz, jamais favorecendo o ódio e a desinformação. Em tempos de disseminação de agressividade e mentira, Carlo Acutis mostra que é possível fazer das redes sociais espaços de fraternidade e de paz.
Num mundo marcado por tantas situações de pobreza, Pier Giorgio nos mostra a força transformadora do amor ao próximo sofredor. Ele percorria as ruas de Turim, sem medir sacrifícios, para aliviar os sofrimentos de quem se encontrava na pobreza e no abandono, gastando com eles seu tempo e recursos. Muito antes de estarem representados nos altares, por suas imagens, Frassati esteve nas ruas junto aos pobres e sofredores, e Acutis, na internet, evangelizando jovens de todo o mundo. Por isso, podem ser chamados, dignamente, São Pier Giorgio Frassati e São Carlo Acutis.
*Artigo publicado no jornal A Tarde, em 14 de setembro de 2025.