Dois seminaristas da Arquidiocese de Salvador receberão o 1º grau do sacramento da Ordem

Os seminaristas Ailan Tadeu e Jonathan de Jesus (ambos de túnica branca, à esquerda e à direita de Dom Murilo) serão ordenados diáconos transitórios no dia 4 de agosto

Os seminaristas Ailan Tadeu Benvindo Mata e Jonathan de Jesus da Silva receberão o 1º grau do sacramento da Ordem no próximo sábado, dia 4 de agosto. A Ordenação Diaconal terá início às 9h, no Santuário da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (Irmã Dulce), localizado no Largo de Roma, e será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e concelebrada pelos bispos auxiliares e por padres da Arquidiocese de Salvador.

Com o olhar fixo em Jesus, os dois jovens que passarão a ser diáconos transitórios – já que eles se preparam para receber o segundo grau do sacramento da Ordem, que é o presbiterato – afirmam estar com o coração cheio de gratidão a Deus. “Estou oferecendo cada momento como um ato de gratidão a Deus. O lema que escolhemos fica muito claro: servir uns aos outros no amor. O amor que recebi, eu desejo ofertar. Ser ordenado diácono no Santuário de Irmã Dulce é um sinal muito grande de Deus. Que eu busque com essa vocação oferecer a minha vida em favor dos irmãos mais necessitados”, afirma Jonathan.

Assim como ele, o seminarista Ailan também aguarda com muita alegria o dia da Ordenação Diaconal. “Para mim é uma alegria. Quando iniciamos a caminhada vocacional, vamos fazendo esse caminho de nos transfigurar à Aquele que nos chamou. Vendo o dia da ordenação chegar, o meu coração se enche de alegria e de gratidão, porque Deus é fiel ao que nos prometeu. Surge também esse senso de responsabilidade, porque nos pede que sejamos fiéis à Ele. Procuraremos nos transfigurar  à imagem Daquele que nos chamou: a imagem do servo de Cristo, visitando os doentes, ajudando nas patorais, enfim, em tudo aquilo que Ele nos chama e vamos vendo os sinais dele em nossa vida”, diz.

Sacramento da Ordem

O sacramento da Ordem possui três graus: no primeiro está o diaconato, que é caracterizado pelo serviço. O diácono é aquele que se coloca a serviço do altar, dos órfãos e dos mais pobres. O segundo grau é caracterizado pelo presbiterato, que é aquele que colabora com o bispo. Aqui o sacerdote alcança a dimensão da Eucaristia, a dimensão da Palavra. Já o terceiro grau é o episcopado, que é a plenitude do sacramento da Ordem; é a representação dos apóstolos. São eles os responsáveis pela Igreja e por levar a mensagem de Jesus.

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, “a Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos: é, portanto, o sacramento do ministério apostólico. E compreende três graus: o episcopado, o presbiterado e o diaconato”.