Dom Estevam presidiu Missa dos Santos Óleos e da Renovação das Promessas Sacerdotais

Por estar no grupo de risco, Dom Murilo não pôde presidir a Santa Missa, mas preparou a homilia que foi lida por Dom Estevam

Muito diferente dos anos anteriores, a Catedral Basílica estava totalmente vazia na manhã desta Quinta-feira Santa, dia 9 de abril. No altar, apenas o bispo auxiliar Dom Estevam dos Santos Silva Filho e os vigários forâneos, que representaram todo o clero da Arquidiocese de Salvador na Missa do Crisma, também conhecida como Missa da Unidade. É nesta Celebração Eucarística que os padres renovam as Promessas Sacerdotais.

Por não poderem participar fisicamente devido à situação de isolamento social, ocasionada pelo coronavírus (COVID -19), muitos padres puderam acompanhar a Missa através das redes sociais da Arquidiocese (Facebook e Instagram) e também pela Rede Excelsior de Comunicação (AM 840 e FM 106.1). A homilia, lida por Dom Estevam, foi escrita pelo Administrador Apostólico, Dom Murilo Krieger.

“Depois de nove anos nesta Arquidiocese, era meu desejo vê-los ainda uma vez perto do altar de nossa bela Catedral, para poder lhes dirigir palavras de despedida. É verdade que poderemos nos encontrar ainda em outras oportunidades; mas no momento que vivemos, de isolamento e incertezas, torna-se difícil fazer qualquer prognóstico. Assim, procurarei sintetizar em três pontos o muito que gostaria de lhes dizer hoje: o amor a Jesus Cristo; a fecundidade de nosso sacerdócio e nosso compromisso com o povo”, escreveu Dom Murilo [CLIQUE AQUI E CONFIRA A HOMILIA NA ÍNTEGRA].

Logo após a homilia, os padre renovaram as Promessas Sacerdotais feitas no dia da Ordenação Presbiteral. Em seguida, as ânforas contendo azeite de oliva foram conduzidas ao altar. Dom Estevam abençoou o óleo dos catecúmenos, utilizado no Batismo e na Unção dos Enfermos; e consagrou o óleo do Crisma, misturando bálsamo perfumado, que significa a plenitude do Espírito Santo. Este óleo, além do Sacramento da Confirmação, é também utilizado para ungir a fronte do batizado, na Ordenação Episcopal, Ordenação Sacerdotal, dedicação de uma Igreja e na consagração de um altar.

Aos padres presentes e aos que acompanhavam pelas redes sociais, Dom Estevam dirigiu-lhes palavras de coragem e de esperança, e os convidou a recitar a Ave Maria, suplicando á Mãe de Deus que proteja e ajude a despertar novas vocações para o sacerdócio.

Fotos: Sara Gomes