Na noite desta quinta-feira (19), o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva, ministrou uma palestra na Fundação João Fernandes da Cunha (FJC), no Campo Grande, sobre “Nossa Senhora e suas múltiplas invocações”. Ao iniciar a exposição do tema, o bispo contextualizou que invocar a Virgem Maria de diversas maneiras é um costume antigo do cristianismo, o que foi institucionalizado ao longo do tempo. “O magistério da Igreja em alguns concílios contribuiu para invocarmos a Mãe de Deus em muitos títulos”, afirmou.
Só no Brasil, existem mais de três mil títulos atribuídos a Nossa Senhora. De acordo com Dom Gilson, eles provêm das qualidades que os fiéis enxergam em Maria, por isso e natural que haja tantos deles. “Cada um de nós poderia fazer a sua própria representação de Maria. O coração do filho vê a beleza do rosto da mãe”, explicou, mencionando o teólogo francês Blaise Pascal, em uma frase amplamente conhecida: “o coração tem razões que a própria razão desconhece”.
Dom Gilson afirmou que os três títulos bíblicos atribuídos a Maria – Virgem, Mulher e Maria – revelam não apenas uma condição, mas a sua missão. “Uma mulher totalmente consagrada a Deus, por isso, quando um fiel a procura, percebe que Deus cresce nele, porque o absoluto de Maria é Deus”, disse. O bispo lembrou as passagens em que Jesus Cristo se dirigia a Nossa Senhora como “mulher”, a exemplo das bodas de Caná e do calvário.
O título de “Mãe” remonta à ao momento em que Jesus, antes de entregar o espírito a Deus, vê Maria ao lado da Cruz e diz ao discípulo amado: “Eis aí a tua Mãe”, fazendo-nos seus filhos espirituais. “Nesse gesto, há também o ideal de que todos sejamos como o discípulo amado de Jesus”, afirmou o bispo, que após a palestra recebeu a Medalha “Mérito Professor João Fernandes da Cunha”, em reconhecimento aos serviços religiosos prestados e ao apoio oferecido às instituições culturais da Bahia.
A Fundação João Fernandes da Cunha, responsável pelo reconhecimento, também homenageou o padre Adilton Pinto Lopes, o prefeito de Salvador, ACM Neto, e outras autoridades.
Texto e Fotos: Luana Assiz
















por