Dom Gilson e Dom Estevam participam do Curso Anual dos Bispos, no Rio de Janeiro

Bispos que representam o Regional Nordeste 3 no Curso Anual dos Bispos. Da esquerda para a direita: Dom Carlos Alberto, Dom Estevam Filho, Dom José Ruy, Dom Gilson Andrade, Dom João Carlos Petrini, Dom Luiz Pepeu e Dom Ceslau Stanula
Da esquerda para a direita: Dom Carlos Alberto, Dom Estevam Filho, Dom José Ruy, Dom Gilson Andrade, Dom João Carlos Petrini, Dom Luiz Pepeu e Dom Ceslau Stanula

Os bispos auxiliares da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva e Dom Estevam dos Santos Silva Filho, participam até a próxima sexta-feira (29) do Curso Anual dos Bispos, organizado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, no Centro de Estudos e Formação do Sumaré (RJ). O encontro, que é promovido há 25 anos, tem como tema A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo e reúne 102 bispos de todo o Brasil.

De acordo com Dom Gilson, o curso colabora com a formação permanente dos bispos. “Além da oportunidade de um aprofundamento teológico e pastoral desse assunto de suma importância, temos a alegria de partilhar um tempo de convivência com os irmãos no episcopado num clima de grande fraternidade. Aqui não se tomam decisões relativas ao ministério episcopal, nem se escrevem declarações; é um tempo de estudo pessoal, com a colaboração de todos e a preocupação apenas de cuidar daqueles que têm na Igreja a missão de cuidar dos irmãos”, afirmou.

Além de Dom Gilson e de Dom Estevam, os bispos Dom Carlos Alberto (Diocese de Teixeira de Freitas), Dom José Ruy (Diocese de Jequié), Dom João Carlos Petrini (Diocese de Camaçari), Dom Luiz Gonzaga Pepeu (Diocese de Vitória da Conquista) e Dom Ceslau Stanula (Diocese de Itabuna) também participam e representam o Regional Nordeste 3. “É uma oportunidade de aprofundar e refletir temas atuais como a família e também de convivência com uma boa parte do episcopado”, disse Dom Estevam.

Dom Estevam e Dom Gilson em visita ao Museu do Amanhã
Dom Estevam e Dom Gilson em visita ao Museu do Amanhã

Na programação do Curso Anual, além das conferências, os bispos participam de um momento cultural e visitam o Museu do Amanhã – espaço que abriga mostras sobre os perigos das mudanças climáticas, da degradação ambiental e do colapso social.

Confira fotos do fotógrafo Gustavo de Oliveira: