Dom Gilvan Pereira Rodrigues

Aniversário natalício: 19 de setembro de 1972

Ordenação Presbiteral: 17 de outubro de 1999

Nomeação: 4 de julho de 2025

Ordenação Episcopal: 28 de setembro de 2025

Lema: “Vendo-o, moveu-se de compaixão” (Lc 10, 33)

BREVE CURRÍCULO

Natural de Mortugaba (BA), monsenhor Gilvan nasceu em 19 de setembro de 1972, e foi ordenado sacerdote em 17 de outubro de 1999.

Sua formação inclui o bacharelado em Filosofia pelo Instituto Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista (BA), e a licenciatura na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Concluiu seus estudos teológicos no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte. Possui ainda mestrado em Teologia Moral com especialização em Bioética pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, e cursou também parte do mestrado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum.

Além disso, é psicólogo clínico formado pela PUC-Minas, com especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia do Esquema. Também possui especializações em Comunicação Social pela Universidade de São Francisco (SP) e em Logoterapia e Saúde da Família pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Ao longo de sua trajetória, monsenhor Gilvan atuou como professor e incentivador das Escolas Famílias Agrícolas na Bahia, além de lecionar no Instituto Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista. Foi cofundador, coordenador e professor do curso de Teologia para leigos nas dioceses de Caetité e Livramento de Nossa Senhora. Exerceu importantes funções na vida pastoral e administrativa da diocese de Caetité, como coordenador diocesano de pastoral, membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral.

Serviu como pároco em diversas comunidades, incluindo as paróquias Bom Jesus de Brumado e Sagrado Coração de Jesus, em Caculé. Também colaborou com paróquias na Itália e em Belo Horizonte. Entre 2015 e 2017, foi administrador diocesano de Caetité. Desde 2017, é reitor da Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, em Belo Horizonte, responsável pela etapa do Discipulado na formação dos futuros presbíteros da Diocese de Caetité.

Em 4 de julho de 2025, foi nomeado pelo Papa Leão XIV como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, com a dignidade de bispo titular de Tisili. A nomeação foi publicada pelo Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé no mesmo dia.

A Ordenação Episcopal aconteceu em 28 de setembro de 2025 na Paróquia do Sacratíssimo Coração de Jesus, em Caculé, na Bahia, pelas mãos do Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. Foram bispos co-ordenantes Dom Vitor Agnaldo de Menezes, Arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista e por Dom José Roberto Silva Carvalho, bispo da Diocese de Caetité.