Dom Marco Eugênio realizou Visita Pastoral à Paróquia de São Pedro

DSC04499
Dom Marco Eugênio na reunião do Conselho Pastoral Paroquial de São Pedro / Foto: Caetano Guimarães

Entre os dias 22 e 30 de março, o bispo auxiliar de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão, realizou a Visita Pastoral à paróquia de São Pedro. Durante esse período, ele esteve nas quatro igrejas que integram a paróquia: Matriz, Nossa Senhora da Conceição da Lapa, Nossa Senhora do Rosário e Bom Jesus dos Aflitos, conhecendo e informando-se sobre as atividades pastorais e administrativas nelas realizadas. Acompanhado do pároco, padre Aderbal Galvão de Sousa, o bispo auxiliar presidiu várias missas; investiu novos ministros da Comunhão Eucarística; atendeu confissões; reuniu-se com o Conselho Pastoral Paroquial; e conversou com paroquianos e fiéis de uma maneira geral.

“Vou levar meu relato para nosso Arcebispo, Dom Murilo Krieger, que São Pedro é uma paróquia com plena consciência de que está numa região de passagem – o centro da cidade – e, como tal, tem uma consciência eclesial, está aberta a todos que buscam Deus”, ressalto Dom Marco Eugênio.

Informado por padre Aderbal sobre o número de pessoas que passam diariamente pelas igrejas da Paróquia – cerca de 2.500 –, o bispo auxiliar afirmou que “a paróquia de São Pedro é uma pastoral de passagem. Quantos por ela passam aflitos, angustiados e encontram acolhimento, espaço para rezar e louvar a Deus”.

De acordo com Dom Marco Eugênio, pároco e paroquianos de São Pedro não estão voltados apenas para as questões da Paróquia, mas para um projeto maior de Igreja. “Os cursos de Batismo, por exemplo, não são destinados apenas para os daqui, mas para os fiéis de outras paróquias que trabalham no centro e têm mais facilidade de fazer o curso por aqui”, frisou ele, acrescentando que, dessa forma, “os limites dessa paróquia não são seus limites geográficos, mas os limites do Espírito Santo”.

Ao reunir-se com o Conselho Pastoral, na Igreja da Lapa, Dom Marco Eugênio ouviu relatos das atividades desenvolvidas pelos ministérios da Liturgia – são celebradas nove missas diárias; da Palavra – a Pastoral do Batismo promove a preparação de pais e padrinhos, sendo a maioria de outras paróquias; e da Caridade – que mantém três bazares. Informou-se sobre o trabalho nas 23 comunidades bíblicas, no Grupo Escola de Maria, dos Missionários do Terço, das pastorais dos Anunciadores da Palavra, do Acolhimento, de Visitação a Idosos e Doentes, dos ministros extraordinários da Comunhão Eucarística, entre vários outros.  “Vocês estão no bom caminho. Os sinais de Deus são muitos fortes nessa Paróquia. Busquem crescer cada vez mais na espiritualidade e na caridade”, recomendou Dom Marco Eugênio.

Texto e foto da capa: Maria Alcina Pipolo