Na tarde de hoje, dia 3, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, concedeu coletiva de imprensa sobre a restauração do Palácio Arquiepiscopal (Palácio da Sé). Na ocasião, o Arcebispo expôs a situação do prédio e pediu o apoio da comunidade e de instituições para que as obras possam ser concluídas.
“Nós tivemos uma promessa de ajuda do BNDES, mas perto de assinar o contrato houve uma decisão deles que nos surpreendeu. Nós não tivemos outra opção a não ser aceitar, que seria a da contra-partida, quer dizer, o BNDES aceitou participar com 50% dos custos previstos. Na época nós tínhamos uma promessa muito assegurada do Banco Itaú de ajudar com a metade dessa segunda parte. Houve muitos outros contatos, mas a palavra crise acaba sendo sempre uma desculpa para muitas pessoas. Bem, o BNDES fez os primeiros aportes, tivemos também uma participação do Banco Itaú e os trabalhos estavam correndo muito bem até recentemente, mas, no final do ano passado, o Banco Itaú cortou um pouco mais da metade daquilo que tinha prometido”, afirmou Dom Murilo.
Sobre o Palácio
O Palácio Arquiepiscopal, localizado na Praça da Sé, no Centro Histórico de Salvador, passa por um minucioso processo de restauro, para abrigar o Centro de Referência da História da Igreja Católica no Brasil que terá, entre outros espaços, laboratórios para restauração de imagens e de documentos que se encontram no arquivo da Arquidiocese de Salvador – considerado o arquivo mais rico, em termos de documentos, da América Latina -, um memorial da Igreja no Brasil e um espaço para atendimento, composto por um escritório para o Arcebispo, uma capela episcopal, uma biblioteca e uma sala de conferência. O prédio contará, ainda, com uma novidade: para que os visitantes possam saber o que acontece dentro de cada sala, os corredores terão a circulação moldada em vidros.
Outra dimensão do projeto é fazer do Palácio Arquiepiscopal um espaço de restauração, principalmente dos acervos documentais e móveis da Bahia. As imagens e materiais concentrados no Arquivo da Arquidiocese de Salvador, serão transferidos para os laboratórios do Centro de Referência, onde serão tratados e conservados.
Para que o edifício retome as características originais, devem ser executados serviços como a reestruturação de alguns pilares localizados ao fundo do prédio, restauração das grades e gradis, das cercaduras de pedra, da escada monumental, da porta principal em pedras, demolição da edícula situada na face oeste, ligação com a Praça da Sé, instalações elétricas, hidráulicas e drenagem, elevador para oito pessoas, climatização, ambientação dos espaços, projeto educativo, aquisição e instalação de equipamentos dos laboratórios e para a área de pesquisa.
Fotos: Sara Gomes



































por