Dom Murilo Krieger relembra trajetória religiosa em palestra

DSC07585O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, relembrou sua trajetória como sacerdote em uma palestra promovida pela Consiste Consultoria e Sistemas LTDA, nesta sexta-feira, na sede da empresa, na Avenida Vasco da Gama.

Ele falou sobre os primeiros passos de sua caminhada religiosa, desde a dedicação, na década de 70, ao Movimento Shalom, que ajudou a fundar, à nomeação, em 1985, pelo papa João Paulo II como bispo auxiliar de Florianópolis até a vinda para Salvador.

Em relato bem humorado, Dom Murilo disse não ter acreditado, à época, na missão que recebera. “Achei que era um sonho, mas quando acordei, lá estava, ainda, a carta do santo padre me escolhendo para ser bispo”, recordou.

Ao compartilhar com as cerca de 40 pessoas participantes no evento o que se sentiu ao se deparar com cada chamado de Deus ao longo de sua história, deixou claro porque o seu lema episcopal é “Deus é Amor”. Foi esse versículo do evangelho de João que ele citou ao contar como reagiu ao saber que viria para Salvador, em 2011.

Outra passagem bíblica que o marcou neste momento foi “a insistente pergunta de Jesus a Pedro: ‘Pedro, tu me amas?’”, disse o sacerdote, pontuando duas palavras que o acompanharam nesta fase: “temor – a Deus – e tremor – por conhecer minhas limitações”.

Passada a surpresa, Dom Murilo se sentiu acolhido na capital baiana, onde está a Arquidiocese Primaz do Brasil. “O primeiro artigo que escrevi para o Jornal A Tarde tinha como título “Posso entrar?’. E, hoje, vejo o quanto as pessoas aqui são generosas e à medida que as portas se abrem para mim, eu entro”, disse.

A professora aposentada Rita Martim mora no México e comemora a oportunidade de ter participado da palestra em sua vinda a Salvador: “Esse momento foi uma bênção. Estou sem me alimentar fisicamente, mas, muito alimentada espiritualmente”, conta. Isso porque o evento, intitulado “Lunch in Consiste”, começou às 12h50 e terminou por volta das 14h.

A proposta do projeto é promover uma “corrente do bem”, como explica a coordenadora da empresa, Gabriela Dourado: “convidamos pessoas de diversas áreas para realizar palestras gratuitas, não apenas para funcionários, mas para o público em geral. Pedimos que as pessoas tragam alimentos não perecíveis para doação a instituições de caridade”, detalha. As doações arrecadadas serão levadas para o Orfanato Madre Teresa de Calcutá.