Dom Sergio da Rocha dedicou Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Sete de Abril

Após passar por reconstrução, a Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Salvador, foi dedicada pelas mãos do Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, no último sábado (24). Na ocasião, Dom Sergio aspergiu água benta sobre os fiéis, em sinal de penitência e em lembrança do Batismo, e também nas paredes e no altar da Igreja para purificá-los.

Seguindo o rito litúrgico, o Cardeal ungiu o altar e as paredes do templo com o óleo do Santo Crisma, consagrado na manhã da Quinta-feira Santa, durante a Missa da Unidade. Em seguida, o altar foi incensado como espaço sagrado, que representa Cristo Sacerdote, Altar e Cordeiro.

A edificação

A reconstrução da Matriz teve início em 31 de janeiro de 2020 e a duração de 2 anos e 7 meses, o que corresponde a um prazo um pouco maior do que o esperado em virtude da pandemia. “Praticamente, foi uma nova construção, por isso chamamos de reconstrução muito mais do que uma reforma. A fachada antiga foi toda demolida. Além da nova fachada, houve a ampliação interna da Igreja, aumentando a capacidade para mais 80 pessoas. Foram construídos banheiros e salas externas para uso da sacristia e atendimentos”, explica o pároco, padre Gabriel Mota.

Para o sacerdote, a reconstrução vai para além da estrutura física do templo. “A expectativa é a de que a reconstrução não aconteça apenas nas paredes, mas nos corações; que seja o sinal externo de uma transformação interna. Algumas pessoas, ao verem a construção, dizem que vão começar a participar ou que irão retornar. Então, acredito que esta nova Igreja é, também, um instrumento de evangelização. Espero, como pastor, que o templo seja um grande redil das ovelhas do Senhor, onde todos sintam-se mais aconchegados pelo colo de Nossa Senhora”, destacou o padre Gabriel.

Dia da Gratidão

Em louvor a Deus pela graça da reconstrução da Matriz, os paroquianos participarão de uma programação especial no dia 1º de outubro. Às 15h haverá a concentração da carreata na Comunidade Nossa Senhora do Livramento; e às 16h será a concentração da procissão na entrada do bairro Sete de Abril. Por terem início em horários diferentes, as pessoas que estiverem na carreata se encontrão com quem estiver na procissão e todos seguirão juntos até a Matriz, onde, às 17h, será celebrada a Santa Missa.

Texto: Sara Gomes

Fotos: Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Carmo