Domingo de Ramos: fiéis foram às ruas para recordar a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém

Uma multidão tomou conta das ruas do centro da cidade durante o Domingo de Ramos - Foto: Catiane Leandro
Uma multidão tomou conta das ruas do centro da cidade durante o Domingo de Ramos – Foto: Catiane Leandro

Com alegria e devoção, milhares de pessoas saíram às ruas neste domingo (29), durante a procissão do Domingo de Ramos. Na Arquidiocese de Salvador, os fiéis se concentraram às 8h, na praça do Campo Grande, onde o Arcebispo de Salvado e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, abençoou os ramos que foram utilizados durante toda a procissão.

Após a leitura da mensagem do Papa Francisco, por ocasião do Dia Mundial da Juventude, a multidão seguiu rumo à praça Castro Alves. Três mini-trios animaram o percurso e um carro alegórico contou com atores que representaram o momento em que Jesus foi aclamado. Ao lado de Dom Murilo, os bispos auxiliares Dom Gilson Andrade da Silva e Dom Marco Eugênio Galrão, padres, diáconos e seminaristas também recordaram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Entre os fiéis, o paroquiano de São João Evangelista (Mussurunga), José Orrico, entoava cânticos de louvor. “Para mim, o Domingo de Ramos é um dia muito importante porque tem início a Semana Santa e nós devemos estar preparados para vivenciar este período. Hoje damos início aos preparativos para celebrar a vitória da vida sobre a morte”, afirmou.

Como no tempo de Jesus, os jovens eram a maioria - Foto: Catiane Leandro
Como no tempo de Jesus, os jovens eram a maioria – Foto: Catiane Leandro

Assim como ele, a paroquiana do Santuário Nossa Senhora de Fátima e também membro da Comissão Arquidiocesana de Liturgia, Aida Leal, recordava os passos de Jesus. “É um momento muito importante, principalmente para quem vive ativamente na Igreja. Jesus morreu por nós e Ele quis precisar de nós para servirmos aos nossos irmãos. É um momento de grande intimidade com Cristo”, disse.

Por volta das 9h30 os fiéis chegaram à praça Castro Alves. Durante a homilia, Dom Murilo ressaltou que Jesus é o “Caminho, a Verdade e a Vida”. “Jesus disse ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida’ e isso é muito expressivo porque o que Jesus fez ao longo da Sua vida foi caminhar. Caminhou pelas estradas da Palestina para encontrar corações feridos e machucados. No Domingo de Ramos caminhou para Jerusalém, iniciando uma nova etapa na Sua vida. Ninguém tem o direito de se sentir abandonado por Ele, porque Ele caminha ao seu lado e quer fazer nascer no seu coração a esperança. Ele nunca decepcionou ninguém”, afirmou.

Caracterizados, atores encenaram o momento da entrada de Jesus em Jerusalém - Foto: Catiane Leandro
Caracterizados, atores encenaram o momento da entrada de Jesus em Jerusalém – Foto: Catiane Leandro

Para relembrar o momento em que Jesus foi aclamado, a paroquiana do Senhor da Paz, Ligia dos Reis, saiu cedo de casa, por volta das 6h. “É muita emoção estar aqui. Caminhei do Campo Grande até a praça Castro Alves e não me sinto cansada. Durante a Semana Santa, que tem início hoje, eu me preparo rezando, vou mais ainda para a igreja para rezar”, disse.

Antes da bênção final, jovens da Arquidiocese de Salvador fizeram um Flash Mob para divulgar a próxima Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em 2016, na Cracóvia (Polônia). “É um sentimento de alegria muito grande por estar aqui diante dessa grande graça, de recordar uma nova vida, a vida em Cristo”, afirmou o membro da Comunidade Católica Shalom, Wilson Cerqueira.