A eleição do Papa Francisco completa três anos neste domingo. Foi no dia 13 de março de 2013 que Jorge Mario Bergoglio foi eleito no conclave que sucedeu a renúncia de Bento XVI, a quem sempre se refere com notável gratidão e ternura.
Escolheu, em homenagem ao santo pobre de Assis, o nome Francisco. Dos momentos mais marcantes de seu pontificado, há destaque em sua primeira viagem internacional como pontífice.
Ele veio ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, que reuniu mais de 3,5 milhões de jovens de todo o mundo; a visita à Terra Santa e o Sínodo das Famílias, a publicação de sua primeira exortação apostólica, “Evangelii Gaudium”.
Em março de 2015, anunciou o Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Em junho do mesmo ano, publicou Encíclica Laudato si, documento dividido em seis capítulos que falam sobre a mudança climática, a dívida ecológica, a questão da água, a crise ecológica bem como as mudanças no estilo de vida.
Em suas viagens pelo mundo, levou a mensagem da paz e do amor em Cristo, principalmente a regiões marcadas por conflitos históricos, a exemplo do Oriente Médio e África.



por