A Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Massaranduba, está acolhendo, neste fim de semana, a Visita Pastoral Missionária, que está sendo chamada pelos fiéis de ação “Não eu, mas Deus”, frase proferida pelo Beato Carlo Acutis, de quem a paróquia possui uma relíquia de primeiro grau. Assim, de 14 a 16 de março, o Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, e o bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão, que é o referencial para a Forania 4, permanecem na comunidade, realizando inúmeras atividades.
Uma delas acontece na manhã deste sábado (15). Na Matriz, paroquianos se encontraram e participaram de uma formação sobre o que é ser missionário. Em seguida, se dividiram em grupos para partilhar sobre a pregação. “A Igreja é chamada a ser missionária. O Papa Francisco tem ressaltado muito a necessidade que nós temos da Igreja em saída ao encontro de todos, especialmente dos que mais sofrem, para anunciar os Evangelho, para dar testemunho do amor de Deus, para levar a luz da Palavra e a força do amor de Deus para todos. As visitas pastorais missionárias quem justamente ajudar a nossa Igreja a vivenciar sempre mais essa missão de evangelizar através do anúncio, do testemunho e do serviço da caridade. Deus nos ajude nesta visita pastoral missionária nesta Paróquia Nossa Senhora da Piedade a crescer como Igreja Missionária”, disse Dom Sergio.
Além dos paroquianos, fiéis que participam em outras paróquias, principalmente da Forania 4 – da qual Massaranduba faz parte – se empenham na missão. “Temos a alegria de contar não só com missionários e missionárias da paróquia, leigos e leigas, mas também de outras comunidades; contamos também com Irmãs da Vida Consagrada, isto é, juntos, o Arcebispo e o bispo auxiliar de referência, o pároco, os padres que podem colaborar, mas, sobretudo os missionários leigos e leigas, juntos nós queremos contribuir para que cada vez mais a missão evangelizadora da Igreja seja realizada. Essas visitas querem ser um momento de animação missionária de cada comunidade, contribuindo para que toda a Arquidiocese seja cada vez mais uma Igreja Missionária”, afirmou o Cardeal.
Com o coração repleto de gratidão, o pároco, padre Marco Paglicci, define este momento como sendo de profunda alegria. “A paróquia acolhe esta visita pastoral missionária com grande alegria, na beleza de anunciar Jesus e de escutar a Palavra de Deus. Nós somos chamados a desobedecer aos nossos medos para acolher o que de bom tem na humanidade e que nós encontramos nas ruas, através da ação de paróquias que se unem na simplicidade e na humildade. O que faz a diferença neste momento é a presença do Espírito Santo, e um dos sinais da ação do Espírito Santo é a alegria. Dá para se ver que se tem alegria na partilha, o Espírito Santo está agindo aos poucos, se tem uma beleza escondida; uma beleza de esperança, e nós somos peregrinos de esperança”, disse o sacerdote, agradecendo a todos os que colaboram com a realização desta missão.
“Este é o momento em que o Arcebispo se desloca da sua sede e vem conviver na paróquia, para que ela possa experimentar bem perto a presença do seu pastor. Aproveitando esta presença santificante e santificadora do pastora na paróquia, a comunidade resolveu realizar um momento de missão e a missão nada mais é do que ir ao outro levando Jesus. Aproveitando a presença do Arcebispo, um grande grupo agora se propõe a fazer este trabalho e marcar esta presença, sendo sinal de Nosso Senhor onde quer que se encontre”, afirmou Dom Marco.
A programação da Visita Pastoral Missionária em Massaranduba segue até domingo (16), com visitas aos idosos e enfermos, momentos de oração e Missas.
Fotos: Sara Gomes











































por