Em preparação à Festa de São Benedito, fiéis participam de tríduo no Centro Histórico de Salvador

A Irmandade de São Benedito, presente no Convento de São Francisco, em Salvador, celebra a festa do santo à luz do tema da Campanha da Fraternidade 2022 – “Fraternidade e Educação”. As homenagens terão início com o tríduo, nos dias 5, 6 e 7 de maio, sempre às 17h.

No dia festivo, 8 de maio, a Santa Missa Solene em louvor a São Benedito será celebrada às 10h, sob a presidência do guardião do Convento, frei Pedro da Silva. Em seguida, haverá uma procissão pelas ruas do Centro Histórico, retornando à Igreja de São Francisco, onde acontecerá a bênção com o Santíssimo Sacramento.

São Benedito

Filho de escravos, São Benedito nasceu na Sicília em 1526. Aos dez anos manifestou forte inclinação para a penitência e a oração, voltando-se, sempre com mais fervor, a Jesus Cristo. Aos 21 anos, após ser insultado publicamente por ser negro, Benedito foi convidado a participar da comunidade dos Eremitas Franciscanos.

Em 1564, o grupo se dispersou e Benedito ingressou como irmão leigo dos Frades Franciscanos de Palermo, onde trabalhou na cozinha até o ano de 1578, quando passou a ser o novo guardião (superior). Confiante na Providência Divina, procurou servir de exemplo para os religiosos e, apesar de não saber ler e escrever, tinha o dom da ciência infusa. São Benedito faleceu em 4 de abril de 1589, após receber o Sacramento da Unção dos Enfermos.