Em que consiste a igualdade de todo ser humano?

Catequese
A reflexão deste texto acontece com base no YouCat

“Todos os seres humanos são irmãos e irmãs. Os cristãos devem viver a solidariedade não apenas com os outros cristãos, mas com todos os seres humanos, opondo-se energicamente à desintegração da família humana, causada por motivos racistas, sexistas e economicistas”.

Deus tem um olhar predileto para cada pessoa como se ele fosse único, não trata com desigualdade nenhum dos seus filhos, o Seu desejo é que possamos viver essa mesma solidariedade com nossos irmãos em Cristo, pois todos nós fomos criados a Sua imagem e semelhança.

A nossa Constituição Federal de 1988 no art. 5º diz: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza…” e continua a falar dos direitos e deveres, porém a justiça do “homem” pode ocorrer imperfeições, pois é estimulada por um dever, por uma obrigação e as leis são limitadas devido ao território, ou seja, cada país tem os seus princípios, mas os princípios de Deus estão à cima de toda lei humana, pois Ele é Onipotente, Onisciente e Onipresente, é perfeito, e o que nos motiva não é uma obrigação e sim o reflexo da plenitude do Seu amor que nos catequiza, que nos ensina a sermos solidários. Na primeira (1º) carta de João, 4, 7-8, diz: “Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”.

Sendo assim, Deus não possui preferência de classe social, de raça ou mensurar quem tem pouco ou muito amor, Ele simplesmente ama, Jesus é o próprio amor, este é o desejo, que possamos viver esta fraternidade com nossos irmãos em Cristo.

Por: AGITAaÊ Juventude