Equipes sinodais paroquiais das Foranias de 1 a 4 participaram de formação

Com o objetivo de dar continuidade ao itinerário de missão, no que que diz respeito à etapa arquidiocesana do Sínodo dos Bispos, a Arquidiocese de Salvador promoveu, neste sábado (12), o primeiro encontro de formação para os representantes das equipes sinodais paroquiais das Foranias 1, 2A, 2B, 3 e 4. A atividade aconteceu no Auditório Dom Geraldo Majella, localizado na Cúria Metropolitana de Salvador.

A abertura do encontro foi realizada pelo secretário episcopal para a Pastoral, padre Ailan Simões, seguida de uma breve apresentação do vigário episcopal para a Pastoral, padre Edson Menezes. “Vocês não só vão realizar na paróquia esse processo consultivo, mas também vão ajudar a paróquia a ser participativa, que tenha conselho pastoral, que as pessoas sejam ouvidas, que todos possam caminhar juntos, uma consciência de que somos todos iguais”, disse o padre Edson.

A explicação sobre a etapa arquidiocesana do Sínodo dos Bispos foi conduzida pela leiga Andréa Bulcão. “O Papa quer um processo e uma oportunidade na qual possamos aprender juntos que ser Igreja é caminhar na mesma direção, é viver em sinodalidade. Temos a necessidade de exercitar a escuta, a oração, discernimento e conversão pastoral. Este é o nosso desejo”, afirmou.

Já como parte deste processo de escuta, os participantes puderam tirar dúvidas sobre o tema e de como acontece esta etapa sinodal. “Esta é uma missão de vocês, é uma missão muito importante”, disse o padre Edson, abençoando, logo em seguida, os participantes que também fizeram a oração de compromisso.

O próximo encontro será com os representantes das Foranias 5, 6, 7, 8 e 9, no dia 19 de fevereiro, das 15h às 17h, no Auditório Dom Geraldo Majella. Nesta mesma data, das 8h às 12h, a Forania 10 (Ilhas) terá um encontro em local a ser divulgado.

Fotos: Sara Gomes