Estudiosos se reuniram em Aparecida para reflexão sobre Maria na liturgia

tlq0555_1Com a temática ‘Maria na Liturgia e na Piedade Popular’, a Academia Maria de Aparecida (SP) realiza até este domingo (05) o 10º Congresso Mariológico. O evento acontece no Centro de Eventos padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional.

Neste ano o Congresso Mariológico será promovido em parceria com a CNBB e a Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP).  A abertura do Congresso contou com uma palestra do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger que abordou a temática da devoção popular a Maria, Mãe de Jesus. “As manifestações da piedade popular referentes à Virgem Maria nasceram da fé e do amor do povo para com Jesus Cristo, e da percepção da missão que Deus confiou à Maria Santíssima, em vista da qual ela não é somente a Mãe do Senhor, mas também Mãe de todos os homens e mulheres. Isto é, porque Maria ocupa um lugar privilegiado no mistério de Cristo e da Igreja, “ela está sempre presente na alma de nossos fiéis e impregna as profundezas do seu ser, assim como neles desperta externamente muitas expressões e manifestações religiosas” (Paulo VI, Discurso aos Reitores de Santuários da Itália, 24.11.1976). “, explicou o Arcebispo. Para conferir, na íntegra, a reflexão feita por Dom Murilo clique aqui!

Neste ano o Congresso Mariológico será promovido em parceria com a CNBB e a Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP). Segundo o Assessor da Comissão de Liturgia da CNBB, frei Faustino Paludo, a temática abordada no Congresso foi motivada pelo Ano Mariano, em 2017, com o jubileu dos 300 anos do encontro da Virgem de Aparecida, 100 anos das aparições da Virgem de Fátima e 250 anos do Santuário Nossa Senhora da Piedade, localizado em Minas Gerais.

“É importante resgatar essa reflexão: ‘Maria na liturgia e a manifestação de Nossa Senhora na religiosidade popular’. Temos ainda que avançar muito, mas creio que a religiosidade popular em torno de Maria alimenta a fé das pessoas, haja vista as multidões que chegam aqui ao Santuário de Aparecida”, afirmou.

Para o diretor da Academia Marial, Pe. Valdivino Guimarães, o Congresso Mariológico teve um grande crescimento nos últimos anos. Segundo o Missionário Redentorista este ano o encontro reúne em Aparecida mais de 400 participantes.

(Com informações do site a12.com)

Foto: Thiago Leon