Exposição sobre o Santo Sudário é aberta em Salvador

DSC9907-2015-05-12-at-15-07-111
Ao lado do curador da exposição, padre Alexandre Paciolli, o Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, e o bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, estiveram na abertura

Está aberta ao público, com entrada gratuita, até o dia 30 de junho, no Shopping da Bahia, a exposição internacional “Quem é o Homem do Sudário?”. Durante a abertura, na última terça-feira (12), o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, o bispo auxiliar Dom Estevam dos Santos Silva Filho e o padre Alexandre Paciolli, curador da exposição e responsável pela sua execução no Brasil.

O Santo Sudário é um pano de linho que foi utilizado para envolver o corpo de Jesus Cristo após sua crucificação, deixando marcas que vêm se acentuando com o passar dos anos. Muitos estudiosos e cientistas analisam o caso para provar a veracidade do objeto, mas não há um consenso sobre os resultados.

Para Taciane Barros, da Pastoral Universitária, a exposição revela que “todos os campos da ciência vão confirmando que o Sudário pertenceu a Jesus. A sensação que eu tive ao visitar o espaço é indescritível, porque eu sentia uma inquietação muito grande ao pensar sobre como foi possível Ele passar por tudo isso por cada um de nós. Para nós que acreditamos, a experiência é de poder enxergar com os nossos olhos físicos o que enxergamos com os olhos da fé”, descreve.

O Santo Sudário original está exposto na Catedral de São João Batista, em Turim, na Itália. O projeto em exposição no Shopping da Bahia conta com mais de 30 paineis, réplicas da exposição originalmente vista em Israel, além de um grande estudo realizado com cientistas de diversas áreas.

Dividida em cinco fases, a exposição conta com a réplica de flagelos, das moedas colocadas sobre os olhos do Homem do Sudário, coroa de espinhos e pregos, produzidos em Israel, como os que foram utilizados na crucificação.

Os visitantes também podem conferir um holograma que reproduz em 3D a imagem sindônica feita pelo cientista holandês Petrus Soons. A mostra conta também com vídeos que explicam fases da exposição e traz, ainda, um facsímiledo pano original. Para finalizar, uma estátua de bronze, em tamanho real, que reproduz a posição exata em que o Homem do Sudário foi envolto pelo tecido, feita também na Itália.

Serviço:

O que : Exposição Internacional “Quem é o Homem do Sudário?”

Período: 13 de maio a 30 de junho

Horário : das 10 às 21h

Local: Shopping da Bahia, Estacionamento F

Entrada: gratuita