A paróquia São Gonçalo do Retiro celebrou a sua festa no último domingo, 18 de outubro, com uma Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Na ocasião, aconteceu a abertura do Ano Jubilar da Congregação das Irmãs de Santo Agostinho de Bethel ( outubro de 2015 a outubro de 2016 – 50 anos no Brasil).
Na homilia, Dom Murilo destacou as maravilhas que Deus tem realizado na paróquia por meio de pessoas simples que se dedicaram, que deixaram a sua marca na história da Igreja. ” Ao longo desses 50 anos, tudo o que aconteceu não foi por mérito, nem por capacidade, mas por graça de Deus, pois Deus se utiliza do fraco, do pequeno para realizar a sua obra”, disse.
As Irmãs Negras, como são conhecidas, chegaram ao Brasil em 18 de outubro de 1966 com o objetivo de realizar uma ação missionária, trabalhar em prol da promoção humana e da ação pastoral e não abrir uma nova fundação, o que deu-se por obra do Espírito Santo.
O nome oficial no Brasil é: Congregação das Irmãs de Santo Agostinho de Bethel. Embora o nome “Negras” não fora aceito pela justiça por causa da onda comunista da época de ditadura da década de 1960, elas ficaram conhecidas no Brasil como Irmãs Negras Agostinianas.
Texto e fotos: Pascom – Paróquia São Gonçalo do Retiro
















por