A Paróquia Santo Antônio, localizada no bairro Cosme de Farias, em Salvador, está realizando mais uma trezena em homenagem ao padroeiro. Com início no dia 01, a programação segue até 13 de junho, com Missas, momentos culturais e ações de solidariedade, com a participação ativa de grupos, pastorais, movimentos, comunidades e toda a população local.
A cada noite da festa é abordado um tema específico, homenageando diferentes segmentos: a Noite das Comunidades (2), dos Devotos (3), das Autoridades (4), Cultural (5), da Educação (6), do Forró (7), da Família (8), da Amizade (9), da Saúde (10), da Juventude (11) e dos Casais (12). Em cada noite é celebrada a Missa às 19h, com exceção do domingo, quando os fiéis se reúnem às 18h. Quem desejar pode realizar gestos concretos por meio da doação de alimentos ou itens essenciais, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade. Após a Celebração Eucarística os fiéis acompanham apresentações culturais e quermesse.
O ponto alto da programação será em 13 de junho, data litúrgica de Santo Antônio. A alvorada está marcada para as 6h, seguida de reza popular, café da manhã comunitário e carreata pelas principais ruas do bairro. Às 12h, será celebrada a Missa dos Comerciantes. A tradicional procissão será realizada às 18h, saindo do Largo dos Paranhos, seguida da Missa Solene presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Dorival Barreto. Ao final, haverá distribuição do pão de Santo Antônio e arroz doce, além da movimentação nas barracas da festa.
A festividade é um testemunho vivo da fé do povo, que se une em oração, confraternização e partilha para celebrar aquele que é conhecido como o “santo casamenteiro” e grande intercessor dos pobres. O gesto concreto de cada noite fortalece ainda mais o espírito solidário da paróquia, envolvendo toda a comunidade em um verdadeiro mutirão de evangelização e cuidado com o próximo.



por