Fiéis participam de tríduo preparatório para a festa de São Benedito

São Benedito2“Fazei, ó Cristo, que amemos muito a vossa Mãe nos seus 300 anos de aparição e nos mais de 400 anos de santidade de São Benedito”. Este é o tema da festa em louvor ao padroeiro da Irmandade de São Benedito, que atua no Convento de São Francisco, em Salvador. As homenagens ao padroeiro terão início com o tríduo nos dias 27, 28 e 29 de abril, sempre às 18h. A cada noite, durante o tríduo, os fiéis são chamados a colaborar com 1Kg de alimento não perecível.

A primeira Missa no dia festivo (30) terá início às 8h e será em memória dos membros da Irmandade de São Benedito já falecidos. A Missa Solene, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão, será às 10h. Após a Missa os devotos participarão de procissão pelas principais ruas do Centro Histórico, seguida da bênção do Santíssimo Sacramento.

São Benedito

Filho de escravos, São Benedito nasceu na Sicília em 1526. Aos dez anos manifestou forte inclinação para a penitência e a oração, voltando-se, sempre com mais fervor, a Jesus Cristo. Aos 21 anos, após ser insultado publicamente por ser negro, Benedito foi convidado a participar da comunidade dos Eremitas Franciscanos.

Em 1564, o grupo se dispersou e Benedito ingressou como irmão leigo dos Frades Franciscanos de Palermo, onde trabalhou na cozinha até o ano de 1578, quando passou a ser o novo guardião (superior). Confiante na Providência Divina, procurou servir de exemplo para os religiosos e, apesar de não saber ler e escrever, tinha o dom da ciência infusa. São Benedito faleceu em 4 de abril de 1589, após receber o Sacramento da Unção dos Enfermos.