
Uma multidão tomou conta da principal rua do bairro do Imbuí na última segunda-feira, dia 12 de outubro. Com o Terço na mão, homens, mulheres e crianças seguiram firme na procissão em louvor a Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. O andor, carregado por paroquianos, estava enfeitado com muitas flores e um coração envolvia a imagem da Mãe de Jesus.
Entre os devotos estava Maria Telma dos Santos, de 77 anos. Moradora do bairro, a aposentada participa da festa de Nossa Senhora Aparecida desde o início, há 15 anos. Entre as graças recebidas por intercessão da padroeira está a cura de um câncer na cabeça. “Antes ela vinha andando, agora eu a acompanho, mas todos os anos ela vem. Os médicos achavam que a cura do câncer era impossível”, disse a fila de Maria, Elisabete Regina Santos.
No meio da procissão, muitas pessoas aproveitavam para pedir a intercessão de Nossa Senhora Aparecida pela paz na capital baiana. Uma delas era Zeneide Menezes, que atua na Pastoral do Batismo e no grupo Proclamação da Palavra. “A festa de Nossa Senhora Aparecida significa muito para mim. Nós vivemos sob a proteção de Maria e queremos pedir a ela paz e harmonia, não apenas para o nosso bairro, mas para toda a cidade de Salvador e os seus moradores”, disse.
Após a chegada do andor com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, os fiéis lotaram a Matriz. Por volta das 18h30 o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, presidiu a Missa festiva. Durante a homilia Dom Estevam falou sobre a importância de Maria na vida de Jesus. “Maria sempre esteve ao lado de Jesus. Podemos imaginar como cresceu Jesus ao lado de Maria: visitava os enfermos, era pessoa de amizade, e essas amizades ele aprendeu com Maria, visitava os enlutados, aprendeu a ser solidário. Com quem teria aprendido Jesus se não fosse com Maria?”, refletiu.
As crianças também participaram da procissão e da Missa, algumas delas vestidas de anjos. “Quero agradecer a Nossa Senhora. Ela significa muito para mim, significa que é a minha mãe”, afirmou Enzo Miguel Costa Cordeiro, de 12 anos, membro do Grupo de Oração Terço dos Homens (GOTH’s).
Confira as fotos!
Fotos: Sara Gomes





















































por