Forças Armadas celebraram a Páscoa Militar

Militares da Marinha, Exército e Aeronáutica celebraram, na última terça-feira (26), a Páscoa Militar. A Missa foi presidida pelo Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. Além das três Forças Armadas, também participaram da Celebração Eucarística as Forças Auxiliares, que são a Polícia Militar e o Bombeiro Militar.

De acordo com Dom Fernando, a Páscoa Militar teve origem após a Segunda Guerra Mundial, quando os pracinhas retornaram ao Brasil e tiveram o desejo de celebrar a Ressurreição de Jesus em família, já que no período litúrgico da Quaresma eles estavam na Itália. “É uma ocasião importante. A gente chama de Páscoa, mas na realidade a Páscoa é celebrada ao longo do ano inteiro, porque como as unidades militares estão espalhadas pelo Brasil, seria impossível a gente concentrar tudo por ocasião da Páscoa litúrgica, da Semana Santa”, explica.

Logo após os ritos iniciais, os militares cantaram o Hino Nacional. “A Páscoa Militar tem uma importância muito grande. A gente celebra aquilo que é mais sublime para nós, a ressurreição do nosso próprio Senhor. Então é uma emoção muito grande, principalmente para os católicos praticantes que conhecem e vivem o mistério da fé”, disse o soldado do Exército, Vinícius Nascimento dos Santos.

Durante a homilia, Dom Fernando falou sobre a importância do trabalho militar e lembrou aqueles que deram as próprias vidas. “A convicção religiosa traz para o militar uma base, um fundamento, um alicerce sólido, uma rocha sobre a qual ele vai construir essa doutrina de valores que faz com que o militar seja um excelente militar”, afirmou.

Confira fotos!

Fotos: Sara Gomes