Formação reuniu animadores vocacionais da Arquidiocese de Salvador

O encontro aconteceu no Centro Vocacional Dom Lucas Moreira Neves (CVDL), em Salvador

Animadores vocacionais da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e seminaristas participaram, neste sábado (17), de um dia de formação e orientação sobre os passos para uma caminhada vocacional mais concreta. “Somos chamados à santidade e a produzir frutos. Para que Deus nos torne realizadores dos Seus projetos, precisamos nos colocar à disposição sempre em benefício do outro, da comunidade, nunca em benefício de si próprio. É para isso que somos chamados”, afirmou o professor José Ginaldo de Jesus, da Arquidiocese de Aracaju, que conduziu o encontro.

A formação teve início às 8h com o acolhimento e a oração. Em seguida, aconteceu o Treinamento Serra, realizado pelo Movimento Serra, que é formado por leigos que se dedicam ao trabalho vocacional. “Muitas vezes nós somos chamados, mas por falta de maturidade ou de intimidade com Deus, nós não entendemos a este chamado. Então, nós precisamos buscar orientação para caminharmos no caminho certo”, disse José Ginaldo, que também, à tarde, conduziu o encontro sobre os animadores vocacionais.

De acordo com o reitor do Seminário São João Maria Vianney (etapas de Filosofia e de Teologia), cônego Alberto Montealegre Vieira Neves, para que seja possível a orientação dos jovens que desejam corresponder à vontade de Deus, antes os animadores também precisam estar atentos ao chamado que é feito para cada um deles. “Precisamos acompanhar e estar dispostos a ajudar os jovens. Só entendendo a voz de Deus para nós é que vamos ajudá-los a compreenderem a voz de Deus que os chama. Como animadores vocacionais, nós precisamos, primeiro, fazer esta experiência”, afirmou.

Além da formação, foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo reitor do Seminário Santa Teresinha do Menino Jesus (etapa Propedêutica), padre José Franklin Silveira. É importante ressaltar que as pessoas que sentem o desejo de contribuir com a caminhada vocacional na Sé Primacial do Brasil podem entrar em contato com a Pastoral Vocacional através do telefone (71) 3036-2611.

Texto e fotos: Sara Gomes