Fórum reúne diretores de escolas católicas em Salvador

O evento segue até esta terça-feira (14)
O evento segue até esta terça-feira (14)

Gestores das escolas católicas em Salvador participaram, nesta segunda-feira (13), do primeiro dia do V Fórum de Diretores das Escolas Católicas, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). O evento, que segue até amanhã (14), é realizado no Colégio Salesiano Dom Bosco.

Na tarde deste primeiro dia, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, participou do evento. “O grande valor de uma escola católica, de qualquer nível, consiste justamente nisso: de que nós queremos formar gerações, queremos levar nossos valores, queremos ajudar a formar uma cultura baseada nos valores do Evangelho. Cultura, por exemplo, da solidariedade, da fraternidade, da paz, do respeito ao outro, do respeito ao diferente e isso, através da educação, nós vamos repassando”, afirmou Dom Murilo.

O tema central do Fórum é Estatuto do Deficiente – desafios jurídicos e pedagógicos para a gestão da escola católica. “A educação católica tem uma importância muito grande, porque além de seguir tudo o que é exigido, tem a responsabilidade de formar o ser humano de forma integral. Então, essa é uma preocupação da escola católica: educar para a fé e para a vida em sociedade”, disse a Irmã Marli Araújo, membro da diretoria nacional da ANEC.

Além das palestras, os participantes contam com mesas redondas, grupos de discussão e sessões de apresentações de cases. Na tarde de hoje, os cases apresentados foram Centro de Inclusão Escolar da pessoa com necessidades especiais: relatos de uma prática inicial e Ações, implicações e desafios na prática da inclusão.

“Este evento é muito importante porque os estudiosos dizem que de nada adianta novas posturas e comportamentos que se vão descobrindo e aperfeiçoando no mundo, se os líderes não querem fazer isso, se os líderes das empresas não querem participar. Então, reunir os diretores é uma convocação às lideranças. Os diretores não são só altos funcionários, eles devem ser líderes das suas instituições, eles devem liderar esse caminho. Por isso, esse encontro é um aprendizado para que cada um saia da mera posição de chefe, superior, e possa se ajudar também a ser uma liderança”, pontuou o reitor da Universidade Católica do Salvador (UCSal) e coordenador do Escritório Regional da ANEC, padre Maurício Ferreira.

Segundo dia

No dia 14, às 8h30, os participantes contarão com a palestra “Educação inclusiva: trajetória e perspectiva em âmbito pedagógico”, conduzida pela professora Giselli de Fátima Padilha Hummelgen; e, às 10h30, com a palestra “Educação inclusiva: uma escola para todos é possível”, com a professora Olga Cristina Rocha de Freitas

Dois novos cases serão apresentados a partir das 14h: “Diga não ao Bullying, respeito: eu apoio essa ideia”, do Colégio Cristo Rei, e “Aprendizagem na Inclusão: Estudos de casos no Colégio Consolata”, do Colégio Consolata. Às 16h haverá a mesa de encerramento, seguida de uma apresentação cultural às 16h30.