Frades franciscanos lançam a campanha “Ajude o Convento São Francisco”

[Clique na imagem para ampliar]
Diante do aumento no número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Salvador, estão limitadas inúmeras atividades, entre elas as de cunho turístico. No Centro Histórico da capital baiana, a Igreja e  Convento São Francisco está enfrentando dificuldades, já que o local é mantido exclusivamente pelas taxas de visitação e por doações do Povo de Deus.

Assim, os frades franciscanos, responsáveis pela Igreja e pelo Convento, deram início à Campanha Ajude o Convento São Francisco. A iniciativa conclama pessoas de boa vontade a contribuírem, com qualquer valor, para que sejam possíveis a manutenção do templo e da vida comunitária franciscana. As colaborações podem ser realizadas na portaria do Convento, ou através do PIX (chave: 864.259.784-49 (CPF – Luís Augusto Ferreira Lessa); ou via transferência ou depósito bancários (Agência: 0001; Conta corrente: 82482028-5; Banco: 260 Nu Pagamentos S.A.).

Confira, abaixo, a mensagem preparada e enviada pelos frades:

Ao todos de boa vontade e de mãos generosas!!

Paz e bem!

Estamos atravessando um momento muito desafiador. A desestabilidade financeira e a falta de recursos faz com que enfrentemos muitas dificuldades.

A pandemia do novo coronavírus nos desestabiliza a tal ponto que nos leva a pedir ajuda necessária e urgente. Vislumbramos, atualmente, um imensurável número de vidas ceifadas, pessoas desempregadas, descaso social e Igrejas distantes  de seus fiéis.

Nos cabe refletir, neste momento, sobre o dom gratuito da partilha fraterna: colocar em comum um bem nosso, afim de que ninguém se sinta sozinho ou em apuros. A caridade é, acima de tudo, uma virtude teologal e norteia a vida de muitos cristãos e não cristãos.

A Igreja e Convento de São Francisco faz parte deste bem comum para o povo baiano. Uma casa que nunca fechou suas portas para acolher aqueles que chegam, inclusive os pobres devotos de Santo Antônio que, em forma de súplica, pedem ou agradecem a graça que nunca lhes foi negada.

Esta casa também se destaca pelo valor artístico e cultural que atravessa estados e ultrapassa fronteiras, uma amostra original e autêntica do Barroco Clássico genuíno, o que atrai pela visibilidade turística muitas pessoas, dentre elas estrangeiros.

Com a queda no turismo e a baixa temporada de visitação decorrente desta conjuntura pandêmica, nos situamos em um estado bem crítico. O Convento, que vive exclusivamente das taxas de visitação turísticas e das ofertas do povo de Deu,  enfrenta um período crítico de dificuldades.

Por isso, nós, Frades Menores que constituímos esta fraternidade há séculos, solicitamos as mãos generosas que ajudem de boa vontade, afim de que possamos manter firme essa grandiosa estrutura. A saber, os grandes arabescos e adornos dourados aqui retratam um período histórico que não condiz com nossa atual realidade: a Igreja se destaca pela beleza arquitetônica; o Convento, pela sobriedade.

A pobreza franciscana e o amor fraterno são o que nos sustentam e nunca nos faltam. Queremos de agradecer a você que, de uma forma ou de outra, irá nos ajudar com a sua solidariedade e caridade.

Que o Dom da partilha se multiplique no nosso meio, principalmente para com os mais pobres, e que o Altíssimo e Glorioso Deus faça de nós esse instrumento de Paz e de Bem, muito útil e necessário para o mundo em que vivemos.

Que o Deus da vida acenda em nós a chama da esperança, e que sejamos iluminados pelo carisma de São Francisco, Santa Clara e Santo Antônio

Lançamos pois a Campanha: Ajude o Convento São Francisco.

Com estima e gratidão,

Frades Franciscanos da Igreja e Convento de São Francisco.

Atravessado séculos e construindo história.