Papa Francisco responde aos jovens sobre amor, confiança na vida e amizade

Papa_TurimO Papa Francisco encerrou suas atividades no primeiro dia de visita pastoral a Turim (21), com o encontro com a juventude, na Praça Vitório Vêneto, durante o qual alguns jovens lhe dirigiram algumas perguntas.

O pontífice havia preparado um discurso para os milhares de jovens presentes, mas, depois, decidiu falar espontaneamente. A primeira pergunta teve como tema o amor. “A grandeza do amor se revela em ter cuidado dos mais necessitados, com fidelidade e paciência; em tornar-se pequeno pelos outros, como Jesus; em se tornar próximo, tocar a carne de Cristo nos pobres e nos últimos, nos apelos e solicitudes dos que nos circundam. Desta forma, o amor de Deus entra, transforma e torna grandes as pequenas coisas”, disse o Papa.

À luz desta transformação, fruto do amor, Francisco se referiu a confiança na vida, segunda pergunta feita pelos jovens. A falta de trabalho e de perspectivas para o futuro podem, certamente, contribuir para deter até o próprio movimento da vida: autodefesa, pensar só em si, pensar só no bem pessoal, limitar a própria generosidade, que pode gerar certa resignação e cinismo.

Neste sentido, o Papa recordou o caminho oposto, proposto por Jesus: “Quem quiser salvar a sua vida, a perderá; e quem a perder, por minha causa, a salvará”. E apresentou alguns modelos de vida, de audácia evangélica, como a do Beato Pier Giorgio Frassati, um jovem daquela região, que tinha como lema: “Viver, não passar tempo”. Este caminho levar a experimentar, em plenitude, a força e a alegria do Evangelho, a reencontrar a confiança no futuro.

Uma grande paixão do Beato Frassati, recordou o Santo Padre, era a amizade, tema da terceira pergunta feita pelos jovens: “Como podemos viver abertamente a amizade, capaz de transmitir a alegria evangélica?”. E Francisco replicou com uma pergunta: “Vocês sabiam que são pequenos ramos da videira que é Jesus?”. E acrescentou: “Eu lhes garanto que, se pensarem com fé nesta realidade, sentirão escorrer em vocês a linfa do Espírito Santo. Assim vocês produzirão muitos frutos e se tornarão corajosos, pacientes, humildes; serão capazes de compartilhar, ser diferentes, se alegrar, chorar com quem chora, querer bem aos outros. Desta maneira, vocês anunciarão o Evangelho!”.

Um grupo de jovens brasileiros participou do encontro do Papa com a juventude.

Clique aqui para ouvir os depoimentos de Paulo Henrique Correia, Belo Horizonte (MG); João Paulo Carneiro de Andrade, Belo Horizonte (MG); Manuel Duarte de Melo, Recife (PE); Brenda dos Santos, São Mateus (ES); e Maiane Araújo Costa, São Luís (MA).

Fonte: Rádio Vaticano

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!