Na manhã deste 1º domingo da Quaresma (1º de março), os frateres Sérgio Reis Santos e Willian Sena de Oliveira, pertencentes à Congregação Santíssimo Redentor (Redentoristas), professaram os votos perpétuos, na Paróquia Nossa Senhora das Candeias, localizada em Pituaçu. Com o lema “O Espírito do Senhor consagrou-me e me mandou anunciar a Boa Nova” (Lc 4, 18), a Celebração Eucarística, que foi presidida pelo vice-provincial, padre Roque Silva, contou com a presença de confrades concelebrantes, seminaristas, coroinhas, ministros, familiares e o povo de Deus.
Após terem vivido por quatro anos a consagração religiosa temporária, renovada anualmente, os frateres Sérgio e Willian reafirmaram o desejo de seguir por toda a vida o caminho do Cristo Redentor, pobre, casto e obediente. Através desses votos perpétuos de castidade, pobreza e obediência, acrescentaram ainda o juramento de perseverança, onde se obrigam a viver até a morte na congregação que são pertencentes.
De acordo com o padre Roque, esses três votos são essenciais para a vida religiosa e carrega um grande significado na vida de quem os professa. “O voto de pobreza é no sentido de um Cristo pobre, onde eles [que professam] não têm posse do seu próprio nome, tudo é em função da congregação. Depois, a castidade é um voto feito para não constituir família. E a obediência se refere a obedecer ao superior, seja o da congregação, ou o do local onde eles irão trabalhar, ou o superior da comunidade onde eles estarão”, explica.
Para o frei Willian Sena, esse é um passo de consagração definitiva à Deus e à Congregação dos Redentoristas, já que também jurou permanecer por toda a vida. “O objetivo principal é essa confirmação do chamado de Deus. Então, após os quatro anos temporários, foi o momento de dar uma resposta definitiva para Ele e para a congregação. Frei Willian ainda definiu todo o sentimento em apenas uma palavra: gratidão. ” Se eu pudesse resumir em uma palavra, seria essa. Sou grato pelo chamado que Deus fez, pela missão da congregação no mundo e eu, sendo tão pequeno, poderei colaborar com toda essa obra”, disse.
Já para o frei Sérgio Reis, professar os votos perpétuos foi como confirmar o que sentiu no coração, ainda desde jovem, o desejo de servir a Deus como padre. Mas ele ressalta que perpetuar na Congregação do Santíssimo Redentor também confirma a caminhada dele como redentorista desde 2016, quando emitiu os votos de pobreza, castidade e obediência. “Desde 2016 busquei, mesmo com as minhas limitações, responder esse chamado de Deus, aperfeiçoando os dons dentro desta congregação que amo tanto. E confirmo hoje, perpetuamente, para a vida inteira”, frisou.
O final da Celebração também foi marcada por emoção depois dos frateres comunicarem ao povo de Deus que na próxima semana serão transferidos para o município de Bom Jesus da Lapa, onde desempenharão e estarão à serviço de uma nova missão. O frei Willian seguirá para o Santuário Bom Jesus da Lapa e o frei Sérgio ficará na Paróquia São João Batista. “Estou me colocando à disposição dos caminhos que os confrades já iniciaram, mas sem grandes projetos neste momento porque é o lugar que vai me dizer as necessidades. Então de acordo com os dons que eu tenho, se me pedirem e eu puder oferecer o que a paróquia precisa, eis-me aqui”, destaca frei Sérgio.
Texto e fotos: Emilly Lima































por