Homenagens ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes marcaram o encerramento de 2023 e o início de 2024

Para agradecer a Deus, no último dia do ano, 31 de dezembro, inúmeros fiéis participaram da Santa Missa de embarque da imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, e concelebrada pelo pároco, padre Marcos Antônio Souza de Jesus; e pelos padres André Souza da Silva, Davi Oliveira dos Santos e Everaldo Pires da Cruz, que são sacerdotes da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas), [clique aqui e veja fotos deste dia].

Durante a homilia, Dom Sergio destacou que, também neste dia – último domingo do mês de dezembro -, a Igreja celebra a Festa da Sagrada Família e cada pessoa é convidada a voltar o olhar para o presépio. “Hoje, nós temos a Sagrada Família como referência para as nossas famílias. E por que essa família se chama Sagrada? Porque ali está Jesus. Então, vamos pedir que Jesus entre em cada casa, em cada família, para que as famílias possam viver bem. Olhando para Jesus, Maria e José, que possamos pensar em nossas famílias”, destacou.

Antes da bênção final, o vice-coordenador da Comissão Arquidiocesana de Bens Culturais da Igreja, Irmão Jorge Mendes, fez um importante anúncio: foi encerrado o processo de licitação da obra de execução de restauro da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, sendo aprovada a empresa Melhen, que assinará o contrato nos próximos dias e iniciará os ajustes para ter acesso a alguns locais do templo. “Serão investidos 6 milhões e 500 mil reais para a restauração da Igreja, do hospício (Convento) e do gradil. Além disso, a Comissão fará a proposta para que essa empresa absorva um jovem da comunidade, de modo que ele possa aprender a arte do restauro. Também vamos criar um fundo de preservação do patrimônio e ofertar oficinas para as pessoas aprenderem a cuidar, no que diz respeito à limpeza, da Igreja após a restauração”, afirmou.

Logo após a bênção final, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, acompanhada da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, foi conduzida até a praia e embarcada na galeota Gratidão do Povo, que desde 1892 navega pelas águas da Baía de Todos os Santos. Por volta das 17h, teve início a Procissão Marítima até o píer da Codeba, no bairro Comércio, onde a imagem do Bom Jesus se encontrou com as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia e de São Nicodemus, padroeiro dos portuários.

Este dia foi encerrado com a procissão terrestre do píer da Codeba até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, onde a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes ficou durante toda a noite.

Em 31 de dezembro, a imagem foi desembarcada na Codeba e seguiu, conduzida no andor, até a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia

Já na manhã do dia 1º de janeiro, mais uma Santa Missa foi presidida pelo Cardeal, com início às 8h, na Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia [clique aqui e veja fotos deste dia]. “É uma grande alegria iniciar o novo ano participando da Eucaristia, reconhecendo que é motivo de louvor, mas também uma ocasião especial que Deus nos oferece para uma vida nova, e nós precisamos Dele para caminhar. É graça, é dom de Deus, mas é também tarefa, isso significa que devemos discernir o que Deus quer cada um de nós. O que não foi bom, entregamos na misericórdia de Deus e seguimos olhando fixo para Jesus, o Senhor Bom Jesus dos Navegantes”, afirmou.

No primeiro dia do ano, a Igreja celebra a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. “Ao dizer que cremos em Maria, Mãe de Deus, nós estamos dizendo que cremos em Deus. Em cada momento deste ano, nós somos convidados a imitar Nossa Senhora, a recorrer à sua intercessão e a rezar como ela rezou. Precisamos ser mais contemplativos, mais orantes. Precisamos fazer como Maria: orar, discernir e ouvir a vontade de Deus. Programe nesse novo ano momentos de oração. Nós, às vezes, encontramos tempo para tantas atividades, mas nem sempre encontramos tempo para a oração”, destacou Dom Sergio.

Após a Celebração Eucarística, aconteceu mais uma procissão terrestre com as imagens do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Capitania dos Portos, onde ocorreu o novo embarque do Bom Jesus na Galeota, onde também esteve presente o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Dorival Barreto.

Acompanhada por inúmeras embarcações, a galeota navegou até o Porto da Barra e retornou para a Boa Viagem, chegando à Ponta do Humaitá, onde a imagem do Bom Jesus foi desembarcada. Já em terra firma, o Bom Jesus se encontrou novamente com a imagem da Sua Mãe Santíssima, sob o título de Nossa Senhora da Boa Viagem. Em seguida teve início mais uma procissão terrestre até a Matriz da Boa Viagem. No percurso, uma multidão foi se juntando aos devotos e, já próximo à Igreja, os moradores do Abrigo São Gabriel para Idosos de Deus rezaram, cantaram e foram abençoados.

Em frente ao templo, mais uma vez as imagens ficaram de frente uma para a outra. Os festejos foram encerrados com a bênção final, concedida por Dom Dorival, dentro da Igreja.

Fotos: Sara Gomes