Hosana Bahia mobilizou centenas fiéis em sua quarta edição

Neste domingo, cerca de oitocentas pessoas participaram do último dia do Hosana Bahia, que em sua quarta edição foi inspirada no tema “Alegremo-nos com a vitória do Senhor (Sl 19, 6) e realizada no 19º Batalhão de Caçadores do Exército, no Cabula. “O encontro é uma motivação para levar os fiéis a louvar e agradecer ao Senhor pelas graças recebidas durante o ano e pedir graças para o ano vindouro”, afirmou Maria Jerusa Dias, coordenadora do Grupo de Amigos da Canção Nova, responsável pela atividade anual.

Maria Jerusa Dias, coordenadora do Grupo de Amigos da Canção Nova, responsável pelo Hosana Bahia
Maria Jerusa Dias, coordenadora do Grupo de Amigos da Canção Nova, responsável pelo Hosana Bahia

A programação proporcionou aos participantes um fim de semana marcado por momentos de louvor e oração, Terço da Misericórdia, Adoração ao Santíssimo, Celebrações Eucarísticas, shows e pregações, feitos por grupos encarregados da animação do Hosana Bahia. De Cachoeira Paulista, aportou em Salvador a missionária Juliana de Paula, ministra de música há cerca de 20 anos, para um dos momentos de oração através da música. “É um presente de Deus fazer o meu dom de cantar ser uma flecha que acerta os corações, tornando-o um ministério”, relatou. Em sua primeira vinda ao Hosana Bahia, Juliana reconheceu no povo nordestino uma postura aberta à ação de Deus. “É uma facilidade cantar e rezar aqui com o povo”, disse.

Missionária Juliana de Paula, de Cachoeira Paulista (SP)
Missionária Juliana de Paula, de Cachoeira Paulista (SP)

Foram muitos os momentos de entrega durante o Hosana Bahia, destino de Rosete Nascimento, da paróquia São Gonçalo do Retiro, onde fica a comunidade Ascensão do Senhor, na Engomadeira, pelo segundo ano consecutivo. “É uma vivência com Deus, um momento especial. Em 2014, fiz um pedido a Ele e nesse ano, vim agradecer”, contou.
Para que cada participante do evento possa viver plenamente cada momento proposto, uma equipe formada por cem pessoas, metade deles voluntários, trabalha durante todo o tempo. Jefferson Almeida, integrante do Ministério da Música do Grupo de Amigos da Canção Nova, faz parte desse grupo e destaca o próprio amadurecimento no serviço prestado. Sobre o tema desta edição do Hosana Bahia, ele diz: “a gente se alegra com a certeza da vitória, mesmo trilhando a Cruz, sabemos que teremos a Vitória, então, não podemos deixar de ter alegria”, afirmou.
Grupo Amigos da Canção Nova
“O objetivo do Grupo de Amigos da Canção Nova é ir até onde a Canção Nova não consegue chegar”. Assim Maria Jerusa Dias define a proposta do grupo que coordena. Ela o classifica como povo-semente, que semeia o carisma da Canção Nova por meio de pregações, em Salvador e em cidades do interior baiano. Na capital, as reuniões ocorrem sempre no primeiro sábado de cada mês, para a “Tarde da Misericórdia”, na Capela da Imaculada Conceição, da Paróquia Nossa Senhora da Esperança (Stiep).

Fotos: Luana Assiz