Neste domingo, cerca de oitocentas pessoas participaram do último dia do Hosana Bahia, que em sua quarta edição foi inspirada no tema “Alegremo-nos com a vitória do Senhor (Sl 19, 6) e realizada no 19º Batalhão de Caçadores do Exército, no Cabula. “O encontro é uma motivação para levar os fiéis a louvar e agradecer ao Senhor pelas graças recebidas durante o ano e pedir graças para o ano vindouro”, afirmou Maria Jerusa Dias, coordenadora do Grupo de Amigos da Canção Nova, responsável pela atividade anual.

A programação proporcionou aos participantes um fim de semana marcado por momentos de louvor e oração, Terço da Misericórdia, Adoração ao Santíssimo, Celebrações Eucarísticas, shows e pregações, feitos por grupos encarregados da animação do Hosana Bahia. De Cachoeira Paulista, aportou em Salvador a missionária Juliana de Paula, ministra de música há cerca de 20 anos, para um dos momentos de oração através da música. “É um presente de Deus fazer o meu dom de cantar ser uma flecha que acerta os corações, tornando-o um ministério”, relatou. Em sua primeira vinda ao Hosana Bahia, Juliana reconheceu no povo nordestino uma postura aberta à ação de Deus. “É uma facilidade cantar e rezar aqui com o povo”, disse.

Foram muitos os momentos de entrega durante o Hosana Bahia, destino de Rosete Nascimento, da paróquia São Gonçalo do Retiro, onde fica a comunidade Ascensão do Senhor, na Engomadeira, pelo segundo ano consecutivo. “É uma vivência com Deus, um momento especial. Em 2014, fiz um pedido a Ele e nesse ano, vim agradecer”, contou.
Para que cada participante do evento possa viver plenamente cada momento proposto, uma equipe formada por cem pessoas, metade deles voluntários, trabalha durante todo o tempo. Jefferson Almeida, integrante do Ministério da Música do Grupo de Amigos da Canção Nova, faz parte desse grupo e destaca o próprio amadurecimento no serviço prestado. Sobre o tema desta edição do Hosana Bahia, ele diz: “a gente se alegra com a certeza da vitória, mesmo trilhando a Cruz, sabemos que teremos a Vitória, então, não podemos deixar de ter alegria”, afirmou.
Grupo Amigos da Canção Nova
“O objetivo do Grupo de Amigos da Canção Nova é ir até onde a Canção Nova não consegue chegar”. Assim Maria Jerusa Dias define a proposta do grupo que coordena. Ela o classifica como povo-semente, que semeia o carisma da Canção Nova por meio de pregações, em Salvador e em cidades do interior baiano. Na capital, as reuniões ocorrem sempre no primeiro sábado de cada mês, para a “Tarde da Misericórdia”, na Capela da Imaculada Conceição, da Paróquia Nossa Senhora da Esperança (Stiep).
Fotos: Luana Assiz











por