
27 de outubro de 2018: data histórica para a Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo e também para o Apostolado da Oração da Arquidiocese de Salvador, que celebraram, nesta manhã, a reinauguração do templo, que agora passa a ser a Igreja-sede do AO, que é a Rede Mundial de Orações pelo Papa.
A Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, teve início às 9h30. Porém, antes das 7h, já haviam pessoas aguardando a abertura da porta da Igreja. “Desde quando cheguei a esta Arquidiocese, o Apostolado da Oração me pediu uma Igreja onde pudessem fazer suas celebrações, seus encontros, seus momentos especiais de oração. Fizemos várias tentativas e, agora, diante desta Igreja pronta que, por outro lado, precisa ser usada e precisa de muito cuidado, eu achei que nada melhor do que convidar o Apostolado da Oração para assumir a Igreja, fazer dela a sua casa e, ao mesmo tempo, deixa-la aberta para quem quiser rezar, quiser conhecer um pouco da história da cidade, ou quem vier mesmo como turista. Então, é uma Igreja da comunidade e não apenas do grupo;o grupo, no caso o Apostolado da Oração, vai ser aquele que vai nos ajudar a manter essa Igreja sempre bonita”, afirmou Dom Murilo.

Antes da Missa, representantes dos 253 centros do Apostolado aguardavam o Arcebispo, segurando estandartes, ladeando a escadaria do Passo, que ficou conhecida mundialmente após o filme “O Pagador de Promessa”, gravado no ano de 1962. “Era um grande sonho nosso ter uma sede para o Apostolado da Oração, um grupo a serviço da Igreja, que este ano ganhou um documento do Papa como serviço eclesial”, afirmou o padre Valson Sandes, que é o diretor espiritual do AO.
De acordo com o padre Valson, quando Dom Murilo anunciou, no dia 8 de junho, que a Igreja do Passo ficaria sob os cuidados do Apostolado da Oração, a notícia foi recebida com muita alegria, mas, ao mesmo tempo, com preocupação, por se tratar de um templo histórico. “Mas eu creio que o Coração de Jesus vai suscitar pessoas generosas e de boa vontade para este novo trabalho, que é trazer a chama do Coração de Jesus para o Pelourinho. Tenho certeza que os membros do Apostolado vão dar conta do recado, por que é o mesmo Jesus que nos convoca e nos envia”, disse.
Durante a homilia, Dom Murilo falou sobre a missão do Apostolado e do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ). “Aqui nós teremos, assim, como aquele poço de Samaria, onde as pessoas irão beber água, se reabastecer, matar a sede. Aqui, o Apostolado da Oração e o MEJ irão renovar o compromisso com o Coração de Jesus, procurar conhecê-lo mais e, de uma forma muito gratuita, muito amorosa, manifestar o seu carinho em momentos de oração e, particularmente, de adoração ao Santíssimo”, afirmou.
Após a Comunhão Eucarística, os fiéis puderam acompanhar a bênção do sacrário, que recebeu, após quase 20 anos, Jesus Sacramentado. Para Rejane Costa Moreira, membro do Apostolado da Oração na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, participar deste momento histórico foi emocionante. “É um momento que vai ficar na história. Temos agora um centro que é nosso, que nós podemos nos reunir, cuidar, zelar. É uma data importante essa entrega de Dom Murilo, essa confiança que ele teve de dar esse espaço para nós do Apostolado. É emocionante, eu estou aqui arrepiada”, disse.
Também emocionada estava Nilza Maria de Fátima Silva Souza, membro do Apostolado da Oração na Paróquia São Pedro. “Jesus é um Pai Misericordioso, é um Pai que nos acolhe. Foi um chamado de Jesus para que o Apostolado da Oração recebesse este templo como a sede”, afirmou.
Funcionamento
Confira como ficam os horários da Igreja do Passo a partir de agora:
Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo
Sede Arquidiocesana do Apostolado da Oração
Expediente:
Diariamente das 9h às 17h
Santas Missas:
Terças, quintas e sábados, às 17h
Santas Missas devocionais ao Sagrado Coração de Jesus:
Primeira e última sexta feiras de cada mês as 9hs
Visitas turísticas a Igreja durante o expediente: R$ 5,00 por pessoa
Visita ao Campanário com visão panorâmica das janelas da Torre com agendamento programado e em grupo de no mínimo de cinco pessoas: R$ 5,00 por pessoa
OBS1.: Menores de 8 anos, acompanhados dos responsáveis, têm gratuidade.
OBS2: Durante as celebrações as visitas turísticas são suspensas.
OBS3: Cerimônias (casamentos, batizados) e Missas em horários especiais, bem como a utilização da sacristia para eventos serão agendados previamente.
Toda as ações visam a manutenção do templo.
Fotos: Sara Gomes
								
													





















































































								
								
								
								

													
 por