Uma Igreja cada vez mais em saída. É assim que a Arquidiocese de São Salvador da Bahia continua a caminhada, levando Jesus Cristo nos mais diversos lugares, para que Ele seja conhecido e amado. Foi assim, que nos dias 15 e 16 de fevereiro, aconteceu mais uma Visita Pastoral Missionária no território da Sé Primacial do Brasil, desta vez, na Paróquia Divino Espírito Santo, no bairro Alto das Pombas, em Salvador.
“A visita Pastoral Missionária é sempre um momento especial de animação da vida comunitária e da missão da Igreja, que nós queremos assumir juntos. Importante a Igreja em saída, isto é, essa proximidade com as pessoas. E o bispo, os padres, os missionários levam o amor de Deus, mas também o amor da Igreja, que é mãe para cada família, para cada irmão e irmã que mais sofrem. Deus que nos abençoe nesse Ano Jubilar, nos faça peregrinos de esperança nessas visitas missionárias. Com certeza, essa visita está sendo um momento em que os missionários, mas cada um de nós, se sente peregrino de esperança”, disse o Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, que esteve junto a esta comunidade paroquial.
Acompanhados por missionários, o bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho, e o bispo emérito da Diocese de Araçuaí, Dom Esmeraldo Farias, que reside em Salvador, percorreram ruas, subiram e desceram ladeiras para alcançar e abençoar idosos e enfermos que residem na região.
“Estamos vivendo a visita pastoral missionária aqui na Paróquia Divina Espírito Santo, no Alto das Pombas, momento muito rico em que nós, bispos, eu e Dom Sergio, visitamos a comunidade, conhecendo a realidade da comunidade paroquial através das visitas às famílias, reuniões, especialmente com os conselhos paroquiais. Nós também estamos contando com um grupo do COMIDI, com Dom Esmeraldo, frei Fernando e tantos outros missionários, leigos e leigas que estão aqui também nos ajudando nesse trabalho de visita à paróquia. Queremos pedir a Deus que possa iluminar esta nossa visita pastoral missionária para que ela seja um momento de animação da vida pastoral, da vida evangelizadora de nossa comunidade. Que Deus abençoe os nossos missionários do Divino Espírito Santo, e nos ajude a ser sinal de Deus no meio do mundo”, disse Dom Valter.
A presença de Dom Esmeraldo na Visita Pastoral Missionária fortalece, ainda mais, o caráter de missão, o “ide”, afinal, desde que chegou a Salvador, Dom Esmeraldo tem se dedicado, a pedido de Dom Sergio, ao Conselho Missionário Arquidiocesano, o COMIDI.
“Quando eu já estava para ficar em emérito, isso já desde 2023, Dom Sergio da Rocha ofereceu para que eu pudesse estar aqui na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, e uma das coisas que ele me pediu foi para que eu pudesse ser uma presença como bispo junto ao Conselho Missionário da Arquidiocese, que é o COMIDI. E então, a partir da conversa que estamos fazendo com o coordenador, que é frei Fernando, e com os outros componentes, estamos vendo a importância de acompanharmos as Visitas Pastorais Missionárias com Dom Sergio, Dom Valter e com os outros bispos auxiliares. Então, aqui na Paróquia Divino Espírito Santo é o primeiro passo que estamos dando. Participamos da preparação com o Conselho Pastoral Paroquial e agora estamos acompanhando as visitas de casa em casa e também as visitas aos doentes. Isso é muito importante, vamos conhecendo um pouco mais das realidades dessas paróquias aqui em Salvador e vamos com a finalidade de ajudar as lideranças a descobrirem que são também missionários e precisam ajudar as pessoas a tomar com essa consciência. Desde o batismo recebemos essa graça e precisamos ser mais presença efetiva como Igreja Católica nas ruas, nas casas, nas famílias”, disse Dom Esmeraldo.
Fotos: Sara Gomes






















































por