Igreja vivencia o Mês Missionário

Mês Missionário6

Durante todo o mês de outubro, a Igreja Católica intensifica as ações de informação e formação em prol das missões. Como parte da programação do Mês Missionário, a Igreja no Brasil realizará, no dia 18 de outubro, a Coleta Nacional do Dia Mundial das Missões. Na Arquidiocese de Salvador, todas as ofertas arrecadadas nesse dia serão repassadas integralmente para as Pontifícias Obras Missionárias (POM). A data foi instituída pelo Papa Pio XI, em 1926, como um dia de oração e ofertas em favor da evangelização nos cinco continentes.

De acordo com o missionário redentorista e coordenador do Conselho Missionário Regional NE 3 (COMIRE), padre Antônio Niemiec CSsR, a partir da missão do próprio Jesus Cristo, e também da Igreja, que é possível compreender o caráter missionário que cerca a vida cristã. “A missão é a essência mesma do ser cristão, é a razão de ser e o objetivo da vida cristã, é participação do ser‑enviado de Jesus, de sua existência entregue ao Pai e voltada para a salvação dos homens”, afirma.

Diante disso e atenta ao pedido do próprio Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho” (Mc 16, 15), a Arquidiocese está sempre preocupada com o trabalho missionário e se coloca em missão diariamente. São inúmeros os trabalhos desenvolvidos pelas 112 paróquias que compõem o território arquidiocesano, além das congregações religiosas, comunidades, pastorais, movimentos, grupos, Irmandades, Devoções e Ordens Terceiras.

“Sair de si mesmo”

Para conclamar os fiéis ao serviço missionário, o Papa Francisco definiu missão, no documento Evangelii Gaudium, como uma paixão por Jesus Cristo e pelo seu povo.  “A missão não é uma parte da minha vida, não é um apêndice ou um momento entre tantos outros da minha vida. É algo que eu não posso arrancar do meu ser, se não me quero destruir. Eu sou uma missão nesta terra”, exorta o Papa.

Mas “sair de si mesmo”, como pede o Pontífice, é um desafio, especialmente nos dias atuais, em que as pessoas vivem em constante mudança de comportamento. “É por isso que o Papa Francisco nos exorta, constantemente, para que sejamos uma Igreja em saída. Mas, comunicar o Evangelho não é a preocupação dominante da maior parte dos cristãos na atualidade. Talvez seja esse o maior problema da Igreja na cidade”, diz.

Fique por dentro!

Durante o Mês Missionário serão publicados trechos da entrevista sobre missão com o padre Antônio Niemiec no canal Formação. Acompanhe!