Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida visitou o Presídio Salvador

nossa-senhora-aparecida3A Pastoral Carcerária levou ao Presídio Salvador, no dia 2 de dezembro, a Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida, que está peregrinando pela Arquidiocese de Salvador. A Irmã Cecília Biraud, membro da Pastoral Carcerária, acompanhou este momento especial e o relatou em forma de texto. Confira:

Uma visita especial deve ser preparada. Não é? Por isso, a equipe da Pastoral Carcerária distribuiu, na sexta anterior à visita, uma folha com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e a história desta devoção que em 2017 completará 300 anos. Quem iria visitar o presídio? A imagem de Nossa Senhora Aparecida que fomos buscar na paróquia Nossa Senhora das Dores! Nesta distribuição, encontramos um missionário evangélico com uma equipe de amigos. Ele explicou que eles rezam diretamente para Jesus sem passar por Maria, mas, que cada preso podia decidir o que faria. Muitos internos reconheceram a imagem.

Assim, na sexta feira dia 2, às 9h, horário normal da nossa visita, alguns participantes já foram na esquina aonde nos encontramos a cada semana, para acolher a pastoral. Chegamos com a equipe, irmã Fátima, coordenadora desta pastoral, e Gilvan, da paróquia Santa Cruz, com o violão. Chegou também o padre José Manoel, da paróquia São Daniel Comboni, em Sussuarana, que sempre celebra as missas no presídio. Antonio e irmã Cecília apresentaram o sentido da nossa peregrinação na prisão. O diácono Herbert organizou a marcha. Uma cruz com a imagem de Jesus e a imagem de Nossa Senhora Aparecida foram levadas com muito cuidado, sucessivamente pelos presos que queriam. Aqueles que convidaram o grupo permitiram que a imagem entrasse na cela.  Foi verdadeiramente um momento forte de sermos recebidos nestes espaços tão miseráveis onde dormem nas comarcas e no chão os seres humanos. Foi a visita da mãe aos filhos!

Nesse dia estava chovendo muito, por isso, as celas estavam ocupadas. Não tinha como ficar no grande pátio. No espaço de fora, ao longo das celas, o ambiente era diverso: curiosidade, respeito, indiferença e muitos rezando e cantando, recebendo Terços, aplaudindo quando chegava a procissão. Breves palavras nas celas para transmitir a mensagem da nossa fé: Jesus na cruz confiou Maria a João e João a Maria. Somos todos João! Podemos confiar nesta mãe do Cristo! Durante as bodas de Caná, Maria falou aos servidores: “Fazem tudo que Jesus dirá!” e o fizeram. Foi importante usar textos da Bíblia!

Depois de visitarmos o térreo do presídio fomos para o primeiro andar, onde está o seguro.   Aqueles visitantes que não conheciam o lugar ficaram horrorizados pela situação que encontraram em duas celas: água da chuva correndo nos muros até o chão bem molhado. Numa cela visitada (5,50 x 4,50) moram atualmente 20 presos. Este lugar já deveria ser quebrado porque o banheiro está entupido e a chuva entra pelo teto. Há meses que isso está previsto…

Depois de visitarmos os presos fomos nos diversos espaços da prisão.  Nossa Senhora Aparecida teve direito de entrar em todo lugar! Iniciamos na enfermaria, depois visitamos o diretor que facilitou esta visita fora do comum, administração, defensoria pública, serviço social, por fim, fomos convidados para a cozinha onde se preparava a refeição de meio dia. Em cada lugar, alguns rezaram e pediram para fazer fotos com a imagem de Maria.

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós! Por nós todos! As vítimas dos crimes, os presos, os agentes penitenciários, os responsáveis das prisões, o judiciário que deixa tantas pessoas a espera durante semanas, meses e, às vezes, até anos. Rogai pelos agentes da Pastoral Carcerária que participam desta evangelização que é tão bonita!

Ir. Cecília

Testemunhos de presos no dia 9 (semana seguinte à visita):

Me senti muito bem!

Maria é nossa advogada!

Me alegrei muito! Meu advogado chegou alguns dias depois para me dizer que seria solto antes Natal!

Foi muito bom! Um pedido que fiz se realizou: vou ter audiência dia 12!

Nossa Senhora Aparecida é padroeira dos vaqueiros, esse é meu trabalho! Gostei porque ela é minha padroeira!

Gostei da caminhada! Recebi um Terço e rezei toda a madrugada.

Deus sempre vai estar por nós!

Gostei demais, deveria se repetir mais vezes! Muda a rotina, nos esquecemos da prisão.

Foi muito gratificante! Pedi a Maria óculos e foi possível entrar os óculos!

Enfim, Alberto pediu o microfone: ”Achei muito interessante a vossa presença. Nossos pensamentos mudam. Vocês se deslocam de onde vocês moram para chegar aqui. Estou novo e busquei um lugar de paz. Encontro aqui um cantinho de paz. Não posso ficar porque tenho coisas a fazer (faxina), mas, quero agradecer. Os evangélicos também nos lembram Jesus Cristo, mas, esquecemos muitas vezes. Na Igreja o valor importante não é a beleza exterior. É o interior! Daqui pode sair pior. Pode sair melhor, por isso, precisa da ajuda de vocês!”.