
Estão abertas as inscrições para o Encontro Matrimonial Mundial, em Salvador. O evento, chamado Fim de Semana (FDS) acontece de 27 a 29 de outubro de 2023, na Casa das Irmãs Medianeiras da Paz, localizada em Buraquinho. O FDS tem como público-alvo casais, sacerdotes, religiosos e religiosas. Para participar, o interessado deve preencher o formulário [clique aqui]. Este ano o EMM completa 50 anos no Brasil. Há 41 anos em Salvador, foram realizados 139 FDSs, com mais de dois mil casais, sacerdotes, religiosos e religiosas participantes.
O que é o EMM?
O Encontro Matrimonial Mundial é uma experiência projetada para casais, sacerdotes, religiosos e religiosas, cujo carisma trata da renovação do relacionamento do casal e do relacionamento do sacerdote, religioso e religiosa com seu povo. Fundamenta-se na comunicação denominada “Diálogo à Nível de Sentimentos”. O foco da experiência do Encontro Matrimonial está nos altos e baixos da vida conjugal ou religiosa. Para os casais, a dinâmica da experiência é voltada para que criem um diálogo entre si e com Deus, alcançando uma compreensão mais profunda e abrangente do que significa estar casado. Religiosos e religiosas que participam de um FDS adquirem ferramentas de comunicação para crescerem no amor com a Igreja. Depois da experiência, seus sentimentos e pensamentos muitas vezes fluem mais nutricional, dissolvido em um amor mais profundo, uma dedicação renovada e contínua e mais alegria em sua vocação e no relacionamento que têm com a sua comunidade.
Criado na Espanha, na década de 50, pelo sacerdote redentorista, Padre Gabriel Garcia Calvo, espalhou-se pelo mundo e atualmente encontra-se em aproximadamente 100 países. No Brasil, iniciou no ano de 1976, com o nome de Encontro do Diálogo e em 2003 adotou o nome original de Encontro Matrimonial Mundial. A principal atividade do Movimento é o Fim de Semana (FDS) que visa renovar a alegria das pessoas em suas vocações, iniciando a experiência pelo conhecimento pessoal, passando pelo conhecimento mútuo e alcançando a intimidade com Deus.
A dinâmica apresenta uma forma de comunicação cujos benefícios são visivelmente refletidos aos filhos, familiares, Igreja e toda sociedade. Parte-se do princípio de que nenhum relacionamento é totalmente perfeito e sempre existirá uma possibilidade de melhorar a vida conjugal, independente do tempo de união. Após o Fim de Semana – FDS, o movimento oferece uma comunidade de apoio para os que desejarem permanecer no estilo de vida de diálogo e promove o engajamento efetivo dos casais nas atividades paroquiais como Igreja Viva.
O Encontro Matrimonial Mundial tem sua origem na Espanha, em 1952. A primeira experiência no Brasil foi em Itaici (SP), em 1973, trazida pelo padre redentorista Jack Kennington juntamente com casais dos EUA. Em Salvador, o Movimento completa 40 anos este ano. Até hoje, foram realizados 139 FDSs, com 2020 participantes entre casais, sacerdotes, religiosos e religiosas. Mais informações pelo telefone (71) 98879-9723 (Emerson e Alzira).


por