Insígnias episcopais que serão entregues ao monsenhor Juraci foram abençoadas hoje (26)

A Santa Missa foi presidida por Dom Dorival Barreto

As insígnias episcopais que serão entregues ao monsenhor Juraci Gomes de Oliveira no próximo sábado, 29 de julho, foram abençoadas na noite de hoje (26), na Santa Missa que deu início ao tríduo em preparação à Ordenação Episcopal. A Celebração Eucarística foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Dorival Barreto, na Igreja Sagrada Família, da Cúria Metropolitana de Salvador.

“O tríduo que estamos iniciando hoje está inserido no Ano Vocacional. Nada melhor do que a gente rezar, pedindo as graças a Deus para Dom Juraci, eleito bispo da Diocese de Amargosa. Se hoje ele está aqui é por quê o caminho vocacional dele começou na família. A vocação é chamado de Deus, é graça. É Ele quem chama cada um de nós. Vocação também é missão. Quem é chamado, escolhido por Deus se coloca à serviço, é um missionário”, afirmou Dom Dorival, reforçando que esse tríduo é um convite para que cada pessoa também pense na própria vocação.

Entre as insígnias está o báculo, símbolo do pastoreio

Logo após a homilia, o anel, insígnia da fidelidade e da união nupcial com a Igreja; o báculo, símbolo da missão do pastor; e a mitra, cujo sentido é expresso por seu próprio formato, que “aponta para o alto”, indicando que o poder do bispo vem de Deus, foram abençoadas.

O tríduo seguirá nestas quinta e sexta-feira (27 e 28 de julho), às 7h e às 12h, respectivamente, na Igreja Sagrada Família. Já a Santa Missa com o rito de Ordenação Episcopal acontecerá no dia 29 de julho, às 9h, no Colégio Antônio Vieira (Garcia), com transmissão em tempo real pelo canal youtube.com/arquidiocesedesalvador e pela Rede Excelsior de Comunicação (AM 840 e FM 106.1).

Fotos: Sara Gomes