Jornada Mundial dos Pobres 2021 divulga 1º episódio radiofônico sobre a realidade da pobreza no Brasil

A Jornada Mundial dos Pobres 2021 disponibilizou a partir da quinta-feira, 7 de setembro, o primeiro episódio radiofônico, de uma série de cinco edições, sobre a realidade da pobreza no Brasil. Os programas serão disponibilizados nas próximas quintas, até o dia 4 de novembro, e o tema do primeiro trata sobre a principal origem da pobreza no Brasil. O técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Pedro Herculano Guimarães Ferreira de Souza, aponta que as origens da pobreza no país estão localizadas em seu passado colonial e escravocrata.

“De lá para cá só reproduzimos as desigualdades. O Brasil é um país de renda média. Crescemos muito no século XX e não crescemos há bastante tempo. A gente nunca teve um conjunto de políticas públicas totalmente focado na redução da pobreza e das desigualdades”, afirma.

Acesse a série radiofônica e todos os materiais da Jornada Mundial dos Pobres 2021, incluindo a cartilha, aqui.

No Brasil, adotou-se o tema: “Sentes compaixão?”, um convite a não ter indiferença frente ao sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e à crescente pobreza socioeconômica que assola mais 51,9 milhões de brasileiros e brasileiras. O lema bíblico que inspira a celebração desta edição é: “Sempre tereis pobres entre vós”, extraído de Mt. 14, 7. E optou-se por fazer não apenas um evento de lançamento, mas oferecer a possibilidade um itinerário e um processo para não apenas chamar a atenção mas provocar a ações solidárias aos empobrecidos. As próximas atividades da jornada estão no calendário abaixo.

Calendário Jornada Mundial dos Pobres 2021 no Brasil

14 de outubro
Seminário Nacional de formação da Jornada Mundial dos Pobres
Horário: Às 9h30 às 12h30
Onde: formato online

7 a 14 de novembro
Semana nacional do gesto concreto da JMP 2021

13 de novembro
Celebração Eucarística
Horário: Às 7h
Onde: Capela Nossa Senhora Aparecida na sede da CNBB, em Brasília-DF – transmitida ao vivo pela Tvs Católicas

14 de novembro
Dia Mundial dos Pobres: Manifesto pela Vida
Formato texto e vídeo, áudio

Fonte: CNBB