José Carlos Santos Silva será o primeiro da Arquidiocese de Salvador a ser instituído no Ministério de Catequista

O coordenador da Comissão Arquidiocesana Bíblico-Catequética, José Carlos Santos Silva, será o primeiro da Arquidiocese de São Salvador da Bahia a receber o Ministério de Catequista. A Santa Missa com o rito de instituição a este ministério acontecerá no dia 26 de agosto, às 17h, na Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, com transmissão pelo canal youtube.com/@cnbbne3. Nesta mesma Celebração Eucarística, 25 outros homens e mulheres receberão a mesma instituição, sendo um de cada arquidiocese e diocese do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe).

A Santa Missa na qual serão instituídos os catequistas acontecerá dentro da programação da Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 3, reunindo em Salvador arcebispos, bispos, coordenadores de Pastoral das arquidioceses e dioceses e coordenadores das pastorais regionais. “Ser ministro da catequese, para mim, não é honra, mas sim perceber o reconhecimento da Igreja por este lindo trabalho que é desenvolvido, muitas vezes, anônimo, todavia, com resultados práticos na realidade da Igreja onde atuo”, disse José Carlos.

Lado a lado com a missão de ser instituído no Ministério de Catequistas, está a responsabilidade no cumprimento fiel da vontade de Deus. “Eu fiquei extremamente feliz com indicação para receber este Ministério, mesmo sabendo da grande responsabilidade que ele traz consigo, pois não mais um ministério que se recebe, que ficará mudo e sem prática, é algo que se recebe para fora, para o outro, para servir; e se não tiver amor neste serviço, logo todo o fulgor passa e esfria. Assim, rezo diariamente para que Deus me conceda a graça de cada dia mais poder servi-lO neste ministério, servindo a todos aqueles que têm sede e fome de Cristo. Que eu possa ajudar a todos aqueles que precisam Dele, fazer este encontro, viver esta experiência, permanecer nela e ao mesmo tempo leva-la a outras pessoas que precisam”, afirma José Carlos.

Com o coração repleto de gratidão, o coordenador arquidiocesano da Catequese enviou, ainda, uma mensagem:

“Só me resta agradecer a confiança depositada, a fé partilhada e o apoio nesta caminhada. De forma especial, quero agradecer ao arcebispo, Cardeal Dom Sergio da Rocha; ao nosso bispo referencial da Catequese, Dom Dorival Barreto, e ao assessor Eclesiástico da Catequese, padre José Carlos Santana, pela indicação ao ministério e apoio nesta caminhada.

Agradeço também aos meus irmãos e irmãs amigos da Comissão Arquidiocesana de Catequese que tanto me ajudam na articulação da Catequese na Arquidiocese, fazendo com que já viva este ministério de catequisa na prática; aos padres amigos da Catequese que sempre estão disponíveis em ajudar, especialmente ao padre Valter Ruy, com quem trabalho que sempre em sua gentileza e solidariedade me libera para atividades da catequese; aos catequistas da Arquidiocese e de minha paróquia que estão sempre junto comigo. Agradeço também aos meus familiares, especialmente aos meus pais Lionidia e Carlos que sempre me apoiam, de forma muito especial à minha mãe que sempre reza por mim e por minha vida na Igreja. Ela é um grande exemplo e testemunho de Cristo que quero sempre seguir”, concluiu.