Leão XIV convoca Cardeais

Cardeal Dom Sergio da Rocha
Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil

No dia 08 de maio de 2025, apareceu na Praça de São Pedro, no Vaticano, a tão esperada fumaça branca anunciando ao mundo que um novo Papa havia sido eleito. Era imensa a expectativa da eleição de um novo Papa após o marcante pontificado de Francisco. O anúncio do novo Sucessor do Apóstolo de Pedro surpreendeu a muitos que se pautavam por listas de “papáveis” largamente divulgadas em todo o mundo. O eleito, Cardeal Robert Francis Prevost, bispo latino-americano do Peru, de origem norte-americana, adotou o nome de Leão XIV. Até então, era pouco conhecido pela multidão que estava na Praça de São Pedro, apesar do relevante cargo que ocupava na Cúria Romana. Ele foi criado cardeal pelo Papa Francisco em 30 de setembro de 2023, após de ter sido nomeado, em janeiro do mesmo ano, Prefeito do importante Dicastério para os Bispos, que se ocupa da nomeação e transferência de bispos. Aos poucos, o novo Papa vai sendo conhecido e amado na Igreja e no mundo. Ele tem preservado e desenvolvido o vasto legado de Papa Francisco, com o seu próprio modo de ser. Um dos sinais mais evidentes desta sintonia foi a publicação do primeiro grande documento do seu Magistério, a Exortação Apostólica Delixi Te, dedicado ao “amor para com os pobres”. Nesta mesma perspectiva, se insere o primeiro Consistório de Leão XIV, realizado no Vaticano nos dias 07 e 08 de janeiro deste novo ano. Foi a primeira vez que cardeais de todo o mundo se encontraram após a eleição do novo Papa. Por isso, era muito esperado.

Os cardeais são chamados a serem colaboradores do Papa, que pode convocá-los para participarem de Consistórios, a fim de propor-lhes os assuntos que considerar necessários sobre a vida e a missão da Igreja. Consistórios ordinários tendem a ser mais frequentes, reunindo sobretudo os cardeais que se encontram em Roma, para participarem, por exemplo, da aprovação de canonizações. Novos cardeais são criados através de um Consistório Ordinário público, aberto à participação de outras pessoas. Consistório extraordinário, como o primeiro do pontificado de Leão, reúne os cardeais de todo o mundo. Participaram cerca de 170 cardeais, que refletiram sobre dois temas escolhidos dentre os quatro que haviam sido propostos pelo próprio Papa: 1º – Sínodo e sinodalidade; 2º – evangelização e espírito missionário à luz da Evangelii Gaudium. Outros dois temas que poderão ser tratados em outra ocasião foram a Liturgia e a Cúria Romana.

O valor de um Consistório não se mede pelos seus eventuais resultados. É uma ocasião privilegiada de escuta recíproca e discernimento, de unidade eclesial e comunhão com o Sucessor de Pedro, motivo de esperança para um mundo necessitado de diálogo e de paz. Um novo Consistório foi convocado para 27 e 28 de junho de 2026.

*Artigo publicado no jornal A Tarde, em 11 de janeiro de 2026.