Nesta segunda-feira (dia 20), às 8h30, com a presença do governador da Bahia, Rui Costa, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e a Casa de Cultura Carolina Taboada promovem o lançamento do livro ‘2 DE JULHO, INDEPENDÊNCIA DA BAHIA E DO BRASIL’, de autoria dos escritores Álvaro Pinto Dantas de Carvalho Júnior e Ubaldo Marques Porto Filho.
De acordo com o presidente do IGHB, Eduardo Morais de Castro, a publicação é duplamente comemorada no Instituto, já que a Casa da Bahia é responsável pelos símbolos maiores da verdadeira Independência do Brasil (os carros do Caboclo e da Cabocla), bem como pelo Pavilhão 2 de Julho (no Largo da Lapinha) e pelas festividades do 2 de Julho. “Esta obra chega no mesmo instante em que o governador da Bahia, Rui Costa, por nossa expressa solicitação, em pronunciamento na Lapinha, no dia 2 de julho de 2015, determinou um estudo para o retorno do ensino da História da Bahia na matriz curricular do ensino público estadual, o qual deve ser ampliado para toda a rede pública e privada, onde o presente livro muito poderá contribuir”.
O autor do prefácio, Nelson Almeida Taboada, presidente da Casa de Cultura Carolina Taboada, patrocinadora do livro, chamou a atenção para o resgate da importância do 2 de Julho para a historiografia baiana e nacional. “Infelizmente, o 2 de Julho é pouco valorizado na própria Bahia e muito mal divulgado no Brasil. Urge um resgate da sua relevância em termos de material informativo, destinado principalmente às classes docente e discente, para que as novas gerações tomem conhecimento das lutas da Independência na Bahia, a avalista da completa Independência do Brasil”.
O livro será distribuído gratuitamente no dia no dia do lançamento. Mais informações no site www.ighb.org.br


por