Membros do Apostolado da Oração participaram do 4º Simpósio

Diante do Santíssimo Sacramento, o padre Valson Sandes rezou por todos os membros do AO e do MEJ

Com os olhos fixos em Jesus, membros do Apostolado da Oração (AO) e do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), que formam a Rede Mundial de Oração pelo Papa, se encontraram, neste sábado (17), durante o Simpósio promovido na Arquidiocese de São Salvador da Bahia. O encontro aconteceu no Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no bairro Garcia, em Salvador.

Nas primeiras horas da manhã, quem chegava ao templo já podia iniciar um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, que estava exposto. “Esta é a 4ª edição do Simpósio, que tem como tema “Conectados com o Coração de Jesus, em Comunhão, Participação e Missão”. Como é importante este momento de retorno, para que as fileiras do número daqueles que são do Sagrado Coração de Jesus possam aumentar, trazendo consolo, força e oração para todo este povo de Deus da nossa Arquidiocese”, afirmou o diretor e assistente eclesiástico dos dois movimentos, padre Valson Sandes.

Rosas foram distribuídas para recordar as vítimas fatais da COVID-19

Um dos momentos mais emocionantes foi, sem dúvida, a retrospectiva que destacou os três primeiros simpósios, mas, também, a não realização, por dois anos consecutivos, dos encontros devido à pandemia. Na ocasião, foram distribuídas 360 rosas, e os nomes de vítimas fatais da COVID-19 foram pronunciados pelo padre Valson. Em seguida, os membros do Apostolado ofertaram as rosas, colocando-as aos pés da imagem do Sagrado Coração de Jesus, que estava ladeada pelas imagens de São Francisco Xavier, Santa Margarida Maria Alacoque, Santa Dulce dos Pobres, Santa Teresinha do Menino Jesus e São João Eudes.

Com o coração de pastor, o Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, também esteve no Simpósio. “Nós temos a alegria de hoje termos esse grande encontro do Apostolado da Oração, e eu venho participar para expressar a minha gratidão, mas também o meu apoio para que cresça sempre mais o apostolado entre nós. O Apostolado da Oração, como diz o próprio nome, tem um papel fundamental na nossa Igreja: é sinal, é testemunho de que o trabalho pastoral deve sempre ser feito com muita oração e através da oração; mas, também, de gente que confia no Sagrado Coração de Jesus e por isso reza, e por isso faz este apostolado através da oração”, disse o Cardeal.

Formação

Como parte da programação, o Sínodo dos Bispos, que acontecerá em 2023, foi destacado pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio, que falou sobre este tempo importante para a Igreja, marcado pela comunhão, pela participação e pela missão. “Somos chamados a caminhar juntos, mas no caminho cada um vai ser diferente, cada um vai assumindo a sua missão”, disse Dom Marco. A formação seguiu com a palestra conduzida pelo frei Thiago Noronha, da Ordem dos Frades Conventuais (OFMConv.), reitor do Santuário Nossa Senhora das Candeias, no município de Candeias.

À tarde, por volta das 14h, o frei Gilson Magno presidiu a terceira conferência, destacando, entre outros pontos importantes, que a Palavra de Deus é viva e eficaz. A formação foi encerrada com a quarta conferência, conduzida pelo capelão da 6ª Região Militar da Bahia, padre Daniel Francisco de Sousa. O encontro foi encerrado com a celebração da Santa Missa.

Texto e fotos: Sara Gomes