Mensagem de Dom Dorival Barreto à Arquidiocese de São Salvador da Bahia

Ite et vos

“Ide também vós”
(Mt 20, 7)

No dia 04 de novembro de 2020, o Papa Francisco nomeou-me Bispo titular de Tindari e auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. A minha Ordenação Episcopal aconteceu no dia 03 de janeiro de 2021 e a Apresentação na Arquidiocese Primaz do Brasil ocorreu na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no dia 06 de fevereiro de 2021.

Depois de quatro anos e quatro meses na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, o Papa Leão XIV envia-me para uma nova missão, agora como Bispo da Diocese de Januária, no Norte do Estado de Minas Gerais. Agradeço ao Papa Leão XIV pela confiança e pelo envio missionário.

“Ide também vós” foi o lema que escolhi para o meu ministério episcopal e por isso acolhi com filial obediência a missão que a Igreja me confia.

Agradeço a Deus por este tempo de serviço aqui na Arquidiocese São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil. Um tempo de bênçãos, graças e aprendizado.

Ao Eminentíssimo Sr. Cardeal Dom Sergio da Rocha, a minha eterna gratidão, pois na sua bondade e caridade acolheu-me como seu bispo auxiliar e durante esses anos foi um pai misericordioso, orientando e formando-me para a missão. Obrigado, Dom Sergio pela sua simplicidade e pelo seu testemunho de amor à Igreja!

Aos Excelentíssimos Senhores Bispos, Dom Valter Magno de Carvalho e Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, meu sincero agradecimento pela fraterna convivência, partilha e ajuda mútuas. Agradeço a Deus pela nossa fraternidade como bispos auxiliares.

Aos padres da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, um especial agradecimento. Desde o início da minha missão como bispo auxiliar, experimentei carinho, atenção, cuidado, proximidade, respeito e comunhão fraterna. Como foram importantes as Celebrações Eucarísticas, Crismas, Visitas Pastorais Missionárias, Reuniões das Foranias e do Clero, conversas e momentos de lazer. Levarei a cada um dos senhores em meu coração. Obrigado pela doação de suas vidas por causa do Reino de Deus e de sua Igreja. Peço-lhes que me perdoem por não ter correspondido às expectativas em mim depositadas. Conto com as suas orações pela minha vida e ministério.

Aos diáconos permanentes, que tanto colaboram na missão evangelizadora de nossa Arquidiocese, muito obrigado pela amizade, pelo serviço e presença diaconal. Continuem firmes na missão, especialmente no cuidado para com os pobres.

Agradeço aos irmãos e irmãs religiosos e religiosas da Vida Consagrada, pelo convívio fraterno, pelas orações, testemunho de vida e pela presença marcante e viva em nossas Comunidades e Paróquias. Vamos continuar unidos pela oração na certeza de que o Senhor nos abençoa e fortalece para anunciá-lo a todos, a todo momento e em todos os lugares.

Obrigado aos Padres Formadores dos Seminários São João Maria Vianney e Propedêutico Santa Teresinha do Menino Jesus e aos Seminaristas pela acolhida sempre fraterna e generosa nas ocasiões das Celebrações das Missas e dos momentos de confraternização. Obrigado pela dedicação e doação de cada formador. Aos Seminaristas a certeza de minhas orações para que perseverem. Peçamos ao Senhor que envie operários para a sua Messe, pois a Messe é grande e são poucos os operários.

No decorrer dos quatro anos e quatro meses como bispo auxiliar tive a graça de conhecer, conviver e trabalhar com tantos irmãos e irmãs de conselhos, foranias, comissões, setores, grupos, movimentos, pastorais, associações, irmandades, confrarias, devoções, novas comunidades, colégios católicos e equipes. A cada um desses irmãos e irmãs agradeço de coração. As Celebrações da Eucaristia e partilhas nas reuniões foram muito importantes em meu processo de formação e certamente me ajudarão na nova missão.

Como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia tive a oportunidade de conhecer e reunir-me como muitas autoridades. Por isso, expresso o meu agradecimento ao Sr. Governador do Estado da Bahia, aos Deputados Federais e Estaduais, aos Prefeitos e Prefeitas, Vereadores e Vereadoras dos Municípios que compõem a Arquidiocese Primaz do Brasil: Salvador, Lauro de Freitas, Vera Cruz e Salinas da Margarida. Que Santa Dulce dos Pobres e a Bem-Aventurada Lindalva, os abençoe no exercício do mandato que receberam.

Ao querido Povo de Deus, irmãos e irmãs, das Comunidades e Paróquias da querida Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Muito obrigado pelo carinho, acolhida fraterna, atenção, zelo e pelas orações. Quando estive com vocês, em cada Comunidade, pude perceber: doação, sacrifício, participação, compromisso, testemunho, comunhão eclesial e missão. Muito obrigado pela proximidade. Aqui comecei a aprender a pastorear junto com cada um de vocês. Que Jesus, o Bom Pastor, os recompense por tanto carinho e misericórdia para comigo.

Aos queridos irmãos e irmãs da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, o meu eterno e sincero agradecimento! Rezem por mim e pela minha nova missão na Diocese de Januária – MG.

Que o Senhor do Bonfim, “eterno farol, guia, sentinela avançada e guarda imortal da Bahia”, pela intercessão de Nossa Senhora da Conceição da Praia, abençoe e proteja a todos.

Dom Dorival Souza Barreto Júnior
Bispo eleito da Diocese de Januária – MG