Missa dos Santos Óleos reuniu todo o clero da Arquidiocese de Salvador


Na manhã desta Quinta-feira Santa, 17 de abril, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, celebrou a Missa do Crisma e da Renovação das Promessas Sacerdotais, tradicionalmente conhecida como Missa dos Santos Óleos, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador. Essa celebração, que reúne todos os padres da Arquidiocese de Salvador, é também chamada de Missa da Unidade, e possui um valor profundo para a Igreja, pois expressa de modo visível a comunhão do Arcebispo com o seu presbitério e com todo o povo de Deus. É o momento em que se consagram os óleos usados nos sacramentos e em que os sacerdotes renovam o compromisso com a missão recebida. A celebração antecede o Tríduo Pascal e marca liturgicamente o início desse tempo sagrado.

Durante a homilia, Dom Sergio refletiu sobre a importância de viver com fidelidade o chamado ao ministério sacerdotal e da constante renovação do compromisso pastoral. O Cardeal lembrou que os presbíteros devem ser sinal visível do Evangelho, atuando com simplicidade e espírito de serviço. “Queridos irmãos, ao renovarmos hoje nossas promessas sacerdotais, somos chamados a recordar o amor primeiro que nos impulsionou a dizer ‘sim’ ao Senhor. Que possamos, com a graça de Deus, perseverar com alegria e fidelidade em nossa vocação”, afirmou.

O Cardeal também trouxe à tona o aspecto missionário do sacerdócio, reforçando o chamado à entrega e ao cuidado com a comunidade. “A unção que recebemos não é para nós mesmos, mas para o serviço ao povo de Deus. Somos ungidos para ungir, enviados para evangelizar, consagrados para amar e servir”, disse.

Dirigindo-se ao povo, Dom Sergio pediu orações pelos padres, sublinhando a importância do apoio espiritual por parte dos fiéis. “Rezai por nós, sacerdotes. Precisamos muito das vossas orações para sermos fiéis ao chamado e conduzirmos o povo com sabedoria e amor”, disse.

Bênção e consagração dos Santos Óleos

Após a homilia, os sacerdotes presentes renovaram as promessas feitas no dia da Ordenação. Logo depois, teve início o rito da bênção dos óleos. Mais de 30 litros de azeite de oliva, contidos em três ânforas, foram levados até o altar. O Arcebispo abençoou o óleo da Unção dos Enfermos e o dos catecúmenos, utilizado no Batismo. Em seguida, consagrou o óleo do Crisma, que é usado ao longo do ano em diversas celebrações sacramentais, como o Batismo, Crisma, Ordenações e outros ritos litúrgicos. A esse óleo foi adicionado o bálsamo perfumado, símbolo da plenitude do Espírito Santo, e Dom Sergio soprou sobre ele em sinal de consagração.


Presença do Cabido

Antes da Missa dos Santos Óleos, o Cabido Metropolitano de Salvador rezou, solenemente, as Laudes. Em seguida, os cônegos – membros do Colégio de Consultores – se dirigiram até a porta principal da Catedral Basílica, onde acolheram solenemente o Cardeal.

Texto e fotos: Sara Gomes