Missa em memória de Dom Hélder Câmara

No próximo domingo (27), às 15h, será celebrada Missa em memória de Dom Hélder Câmara, falecido há 18 anos. A Celebração Eucarística será no Centro Dom Helder Câmara, localizado na 2ª Travessa Ambrósio Calmon, em Periperi.

Um pouco da história de dom Hélder

Conhecido como “Dom da Paz”, Hélder Câmara nasceu no dia 7 de fevereiro de 1909, em Fortaleza, Ceará. Mas foi no Rio de Janeiro e em Pernambuco que ganhou destaque com o exercício frutuoso do ministério episcopal voltado para os pobres.

Aos 27 anos, já como sacerdote, foi para a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, onde, em 1952, se tornou bispo auxiliar. Lá, fundou a Cruzada São Sebastião, em prol das famílias carentes que sonhavam com uma moradia digna, e o Banco Providência, voltado para a redução da desigualdade social e desenvolvimento humano nas comunidades mais pobres. Ainda no Rio, articulou a realização do 36º Congresso Eucarístico Internacional, em 1955.

Em 1964 recebeu a missão de dirigir a Arquidiocese de Olinda e Recife como arcebispo metropolitano. Neste ínterim, criou a Comissão de Justiça e Paz, que defendeu presos políticos e perseguidos da ditadura militar, assim como protegeu os excluídos sociais.

Dom Hélder também ajudou na criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na qual exerceu o cargo de secretário geral, e o Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), do qual foi vice-presidente.

Incansável, o Dom da Paz lutou contra a fome e a miséria no Brasil. Em 1990 lançou a campanha Ano 2000 sem Miséria.  Com uma vida toda dedicada aos pobres, dom Hélder chegou a ser indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz.

Fonte: http://cleofas.com.br