Missa marca despedida de Dom Giovanni Crippa

Dom Giovanni CrippaNo dia 19 de agosto, padres, religiosos e leigos participam da missa de despedida do bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Giovanni Crippa, IMC, que assumirá, como bispo titular, a Diocese de Estância, em Sergipe. A Celebração Eucarística será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso (Cruz das Almas), às 19h.

Na Arquidiocese de Salvador desde junho de 2012, quando recebeu a Ordenação Episcopal, Dom Giovanni foi enviado no ano seguinte para pastorear a região do Recôncavo Baiano. O rito de posse na nova diocese – onde já atua como administrador apostólico – será no dia 24 de agosto e terá início na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, às 15h. Em seguida acontecerá uma caminhada até o Ginásio Albano Franco, onde será realizada a Celebração Eucarística.

Vida e missão

Italiano, nascido em Milão, Dom Giovanni emitiu, em 1981, os primeiros votos no Instituto Missões Consolata e foi ordenado presbítero no dia 14 de setembro de 1985. Em 1996 doutorou-se em História da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana – Roma. Viveu os primeiros anos de seu sacerdócio na Itália, onde foi animador missionário e vocacional (Turim), professor na Faculdade de Missiologia da Pontifícia Universidade Urbaniana (Roma) e membro da equipe de coordenação do Departamento Histórico do Instituto Missões Consolata.

Dom Giovanni veio para o Brasil em 2001, e trabalhou sempre em Feira de Santana (BA): ali foi vigário paroquial da paróquia Santíssima Trindade (2001 – 2003) e, a partir de 2004, pároco dessa mesma paróquia; foi diretor espiritual no Seminário Arquidiocesano Sant’Ana Mestra, professor na Faculdade Católica, membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese, conselheiro Provincial de sua Congregação e, desde 2001, conselheiro espiritual das Equipes de Nossa Senhora.