Missa marcará o início da Semana Nacional da Vida Consagrada

O terceiro domingo do Mês Vocacional é dedicado às orações pela Vocação da Vida Consagrada: homens e mulheres que renunciam às suas particularidades para vivenciar a missão do serviço da humanidade, seja ela educacional, catequética ou assistencial.

“(…) enquanto a vida do mundo procura acumular, a vida consagrada deixa as riquezas que passam, para abraçar Aquele que permanece” (Papa Francisco)

Ao comemorar a vida consagrada, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), depois da experiência da I Semana Nacional da Vida Consagrada em 2020, preparou uma nova programação para 2021, de 15 a 21 de agosto, e convida cada regional e congregação religiosa a realizarem ações para marcar este momento.

O tema “Cristo nos salva e nos envia” e o lema “Quem escuta minha palavra possui a vida eterna” seguem a proposta da Igreja do Brasil para o mês vocacional.

A celebração de abertura nacional da Semana da Vida Consagrada acontecerá no dia 15 de agosto, às 10h, no Santuário Santo Antônio, em Brasília (DF). A missa será presidida pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella. O momento poderá ser acompanhado pelo Facebook e Youtube da CRB Nacional.

Segundo a Irmã Maristela Ganassini, da Comissão organizadora, a Semana Nacional da Vida Consagrada terá como objetivos animar e fortalecer ainda mais a missão e a vida dos consagrados e consagradas presentes no Brasil. “Uma intensa programação, lives de formação, lives para conhecer a vida monástica, celebrações e missa de abertura compõem todo esse momento para ser vivenciado”, disse.

Programação

16 de agosto (Segunda-feira): Roteiro de oração vocacional para as comunidades (Utilizando o material “Hora Vocacional” PV/SAV Nacional)

17 de agosto(Terça-feira): Live sobre o tema e o lema com participação da irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, e dos ex-presidentes da CRB: irmã Márian Ambrósio; irmão Claudino Falchetto; e irmão Paulo Petry, fsc.

Horário: 19h30.

Transmissão pelo Facebook e Youtube da CRB Nacional.

18 de agosto (Quarta-feira): Terço comunitário vocacional rezado pelas comunidades (utilizando o material “Hora Vocacional” PV/SAV Nacional) ou conforme a criatividade da Regional ou das Comunidades.

19 de agosto(Quinta-feira): Live com a Vida Monástica Feminina e Masculina.

Horário: 19h30.

Transmissão pelo Facebook e Youtube da CRB Nacional.

20 de agosto (Sexta-feira): Vídeo-mensagem da presidente, irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, e do vice-presidente, irmão Olavo Dalvit.

21 de agosto (Sábado): Celebração de encerramento organizada em cada regional, núcleo e congregação.