Missa presidida por Dom Murilo marcou encerramento do Encontro Regional da Pastoral da Criança

O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidiu a Missa de encerramento do Encontro Regional da Pastoral da Criança, realizado em Salvador. A Celebração Eucarística aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 10 de junho, no hotel Bahia Sol, e reuniu cerca de 70 coordenadores de dioceses pertencentes aos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

“Jesus deixou claro sempre que as crianças são as suas preferidas. Ora, se há uma criança, então, que sofre, é subnutrida, que não tem um atendimento necessário, maior é o carinho de Jesus por ela. Então, a Pastoral da Criança é a presença de Jesus na vida dessas crianças, dessas famílias atendidas. No Seu tempo Jesus mesmo acolhia, abençoava, alimentava. Hoje Ele quer fazer isso através de pessoas que assumam seus ideais, que se disponham a servi-lo na convicção daquelas palavras que Ele disse: ‘foi a mim que o fizestes’. Então, trabalhar pelas crianças é trabalhar para beneficiar, louvar e agradecer a Jesus”, disse Dom Murilo.

De acordo com a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Irmã Veneranda Alencar, o encontro, que teve início no dia 7 de junho, colaborou no fortalecimento da missão de cada participante que, a partir de agora, levará as experiências vividas ao longo da semana para outros agentes. “Realizamos este encontro para, de fato, nos encontramos, trocar experiências e fortalecer a missão da Pastoral da Criança junto às coordenações diocesanas”, afirmou.

Além da troca de experiências, foram trabalhadas diversas temáticas, entre elas a importância do articulador de saúde, que é o responsável por intermediar a comunidade e o Conselho Municipal de Saúde, apontando quais são as principais necessidades das Unidades de Atendimento. “Esse encontro é importante porque há a troca de experiências entre as dioceses e é onde a coordenação nacional, que reside em Curitiba, participa, apresenta novidades sobre temas diversos que vão enriquecer a caminhada e a realização da missão da Pastoral da Criança”, pontuou Márcia de Almeida, membro da coordenação nacional.

Os participantes também contaram com novas informações sobre o sistema operacional da pastoral, a preparação de assembleias, a busca por mais voluntários, e a importância do acompanhamento nutricional das crianças acompanhadas.

Para a coordenadora da Pastoral da Criança na Arquidiocese de Salvador, Adonai Vidal, conhecida como Branca, o evento foi de suma importância para a formação dos coordenadores diocesanos. “Conseguimos respostas para as dúvidas que nós tínhamos e agora vamos levá-las para as paróquias para ajudar as famílias. Falamos também sobre algumas mudanças, porque hoje a Pastoral da Criança está muito informatizada, e a novidade do livro novo que está chegando sobre vigilância nutricional. Saímos daqui com a bagagem pesada”, afirmou.

Texto: Sara Gomes

Fotos: Sara Gomes e Lilian Kastro