Os devotos de Nossa Senhora do Carmo estão em festa neste mês de julho. No Convento do Carmo (Centro Histórico) acontece um novenário até o dia 15 de julho, sempre às 19h30. A festa da padroeira será no dia 16, quando serão celebradas Missas às 7h, 8h e 10h (esta presidida pelo bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho.
Às 16h o reitor do convento, frei Raymundo Brito, presidirá mais uma Missa, que será seguida de procissão (Convento do Carmo, rua Direita de Santo Antônio, Largo de Santo Antônio, rua dos Perdões, lardo da Quitandinha do Capim, rua dos Adobes, rua dos Marchantes, largo Pascal, Convento do Carmo. O tema deste ano é “Maria e a Bíblia no Carmelo”.
Na paróquia Nossa Senhora do Carmo (rua Nossa Senhora do Carmo, s/n – 7 de Abril) os fiéis refletem sobre o tema “Mãe da Igreja, rogai por nós!”, de 10 a 18 de julho, sempre às 19h30. No dia dedicado à padroeira (19) os devotos se reúnem às 5h50 para a alvorada; 6h30 para o Ofício de Nossa Senhora; 7h para a Missa; 9h para o café da manhã partilhado.
Às 10h haverá a celebração do Sacramento do Batismo e 12h acontecerá a Hora Santa, com adoração e bênção solene com o Santíssimo Sacramento, seguida de almoço com os membros do Apostolado da Oração. A partir das 17h30 acontece a recitação do Terço, seguida de procissão pelas ruas do bairro às 18h e Missa Solene às 19h, presidida pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão.
A Ordem de Nossa Senhora do Monte Carmelo, Carmelitas Descalças (Alameda Monte Carmelo, s/n – Brotas) também realiza uma novena até o dia 15, apenas com as Irmãs, no estilo carmelitano contemplativo. Já no dia 16 haverá Missa festiva para toda a comunidade, às 17h, presidida pelo bispo auxiliar, Dom Gilson Andrade da Silva. “Nossa Senhora é considerada um exemplo do segmento a Jesus Cristo. É uma festa muito grata”, afirma a madre Ana de Jesus.



por