Cerca de 2 mil jovens da Bahia, Sergipe e Pernambuco realizam atividades comemorativas estes sábado e domingo
Nestes sábado e domingo, 29 e 30 de setembro, o Movimento Escalada celebra 40 anos de implantação em Salvador numa comemoração que envolverá momentos de oração, reflexão, artes e interatividade. Cerca de 2 mil alpinistas, nome que identifica os jovens que fazem o encontro, estarão reunidos no Centro Panamericano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas, numa programação que inicia no sábado, 29, às 10h, e prossegue até o domingo, 30, às 11h, quando ocorrerá a missa celebrativa presidida pelo arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger.
O Movimento Católico Escalada, voltado originalmente para adolescentes de 15 a 18 anos, chegou a Arquidiocese de Salvador em 1978 e, pelo apelo missionário dos jovens soteropolitanos, foi levado para mais onze cidades da Bahia, Pernambuco e Sergipe. Seu lema é “Ser pessoa em clima de Oração” e seu roteiro original foi concebido pela pedagoga paulista Gília Eiras, 81 anos, que já está em Salvador para a comemoração.
As caravanas começarão a ser acolhidas às 7h da manhã do sábado, 29/, no CPJ, numa estrutura que vem sendo montada e envolve 140 voluntários, divididos em diferentes equipes de trabalhos que viabilizarão acolhimento, deslocamento, refeição, entre outros pontos importantes da celebração.
Oração, palestras, música, dança, coreografias e tecnologia interativa marcarão os dois dias do evento, que poderá ser acompanhado pelos internautas nas redes sociais do Movimento por meio de fotos e transmissões ao vivo. Entre as novidades da comemoração estão o lançamento do Cd “Identidade”, já disponível nas plataformas digitais, e o livro “Amor em Movimento – Histórias e memórias do Movimento Escalada”, que traz coletânea de textos, artigos e fotos sobre o carisma e a trajetória do Movimento num formato interativo.
“Comemorar os 40 anos do Movimento Escalada é uma grande felicidade. Significa que milhares de jovens tiveram suas vidas transformadas por essa inspiração divina. 40 anos depois e continuamos acreditando que temos muito mais pela frente, que precisamos continuar levando de jovem para jovem esse Deus que nos foi apresentado de forma tão amorosa”, afirma Anderson Freitas, coordenador dos 40 anos e conselheiro do Escalada.
MOVIMENTO ESCALADA
A proposta do movimento leigo é evangelizar jovens por meio de outros jovens. Na capital baiana, nessas quatro décadas, mais de 45 mil jovens já participaram do encontro, que é a porta de acesso para o Escalada. Em Salvador, o mesmo está presente em três paróquias: Nossa Senhora da Luz (Pituba), Nossa Senhora da Vitória (Vitória) e Ascensão do Senhor (Paralela). Na estrutura da Arquidiocese de São Salvador, o Escalada participa da CAMEC (Conselho Arquidiocesano de Movimentos Eclesiais) e do Setor Juventude. Hoje, promove dois tipos de encontros, um para adolescentes de 14 a 17 anos, e outro para jovens de até 30 anos, o chamado Escalada Master.
“Nós acreditamos muito no brilho no olho que só um testemunho verdadeiro é capaz de provocar. Quando o jovem conhece e presencia um outro jovem falando de Deus, de forma amorosa, verdadeira, acessível e bonita, é contagiante e passamos a espalhar o amor de Deus e construir o reino d’Ele de uma forma muito especial. É comum ouvir que o Escalada é um divisor de águas na vida de quem faz e através do Movimento conhecemos um Cristo amigo”, afirma Ana Paula Studart, coordenadora geral do Movimento em Salvador.
O Movimento promove ações de evangelização nas paróquias, por meio do engajamento comunitário do alpinista, e tem também seu próprio braço missionário por meio do Projeto Magnificat, que se realiza na Creche Geraldo e Helena Belfort e o Projeto Talitha Kumi, em Simões Filho.



por